Especialistas constroem Rota Estratégica do Setor de Petróleo e Gás Natural
Durante o dia de hoje, 29/05/2019, o Ideies recebe especialistas do Setor de Petróleo e Gás Natural, com objetivo de identificar barreiras e fatores críticos para construção de uma agenda de ações no horizonte 2035, culminando em uma Rota Estratégica Setorial.
Esta etapa faz parte do “Indústria 2035”, programa de desenvolvimento de longo prazo para a indústria capixaba, baseado em estudos econômicos e prospectiva estratégica para identificação dos Setores Portadores de Futuro e construção das Rotas Estratégicas Setoriais.
A Rota Estratégica de Petróleo e Gás é uma construção coletiva dos caminhos possíveis de desenvolvimento do setor, com a identificação de entraves existentes ações resolutivas e tecnologias-chaves para a competitividade do setor.
Para a Gerente de Estudos Econômicos, Silvia Varejão, "é a partir dessa construção coletiva de pensamento, com o levantamento das ações de curto, médio e longo prazo e o estabelecimento da visão de futuro, que o setor de petróleo e gás natural se desenvolverá em toda a sua potencialidade no Espírito Santo".
Saiba mais sobre o Indústria 2035.
O principal setor industrial no Espírito Santo é o de extração de petróleo e gás que responde por 30% do valor de transformação industrial (VTI) capixaba, o que o torna o principal do setor do estado. Contudo, se faz necessário pensar o futuro deste setor seja no desenvolvimento da cadeia produtiva seja na melhor qualificação dos potenciais fornecedores para este segmento. Enfim, é preciso também criar uma identidade para o mercado nacional e internacional que somos um estado petroleiro e muito bom para a atração de novos investimentos, ressalta o Diretor Executivo do Ideies, Marcelo Saintive.
O painel de especialistas acontece no Salão da Indústria do Ed. Findes, Vitória, ES.
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Karina Goldner
Jornalista (Faesa). MBA em Marketing (FGV) e Gestão Empresarial (PUC-RJ). Trabalha desde 2005 no Sistema Findes, foi coordenadora de Marketing e coordenadora do Cindes, reimplantou a gestão de Câmaras Setoriais Industriais, Consats e Órgãos Colegiados e também atuou com os setores criativos. Possui experiência em relações públicas e gestão de projetos.