EM AGOSTO, SONDAGEM INDUSTRIAL CAPIXABA INDICA AUMENTO DO VOLUME DE PRODUÇÃO PELO 2º MÊS SEGUIDO

22 de Set

A Sondagem industrial do Espírito Santo de agosto de 2020 mostrou estabilidade no indicador de volume de produção em relação a julho. Ao registrar 57,0 pontos, o índice mantém-se acima da linha divisória dos 50 pontos e reflete aumento da produção industrial. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador e revela a continuidade de recuperação da atividade industrial capixaba iniciada em julho, embora ainda não tenha retomado os níveis pré-pandemia.

O índice de evolução do número de empregados ultrapassou os 50 pontos, revelando aumento do emprego entre as empresas pesquisadas pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19. O indicador atingiu 55,8 pontos, maior valor da série histórica, iniciada em janeiro de 2011. 


Expectativas


Em setembro de 2020, três dos quatro indicadores de expectativas cresceram frente a agosto. Com isso, os empresários capixabas demonstraram um novo aumento do otimismo em relação aos próximos seis meses. O índice de expectativas para a demanda por produtos cresceu 1,5 ponto entre agosto e setembro e alcançou 61,9 pontos, atingindo o maior valor desde março de 2019.  

A intenção de investimento por parte do industrial capixaba aumentou pelo terceiro mês consecutivo. Com a alta de 3,6 pontos na passagem de agosto para setembro, o índice atingiu 58,6 pontos, se aproximando do nível anterior à pandemia, quando registrou 61,2 pontos em fevereiro de 2020.

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

      O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico e interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil.

      Além disso, trimestralmente, o leitor tem disponível um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e às expectativas para os próximos seis meses.

      Acesse o relatório com as informações do 2º trimestre de 2020 aqui


TAGS: