Falta ou alto custo da matéria-prima é apontada como maior dificuldade enfrentada pelas indústrias capixabas

Em setembro de 2020, os resultados da Sondagem Industrial do Espírito Santo mostraram continuidade da recuperação. O indicador de volume de produção aumentou 0,9 ponto entre agosto e setembro de 2020, registrando 57,9 pontos. Ao localizar-se acima da linha dos 50 pontos desde julho, o índice aponta aumento da produção industrial pelo terceiro mês consecutivo.   

O índice de evolução do número de empregados passou de 55,8 para 54,8 pontos na passagem de agosto para setembro de 2020. Mesmo com a queda, o indicador se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos, sinalizando um aumento no emprego entre as empresas pesquisadas. Em setembro, o indicador de estoques efetivo/planejado caiu 4,5 pontos frente a agosto e atingiu 45,6 pontos. Assim, os estoques em relação ao planejado registraram a queda mais intensa desde dezembro de 2018.

Análise Trimestral

No terceiro trimestre de 2020, com os estoques abaixo do desejado, a falta ou alto custo da matéria-prima foi o item mais listado pelos industrias capixabas entre os principais problemas que afetaram os seus negócios, apontada por 57,1% dos empresários pesquisados. Em seguida, a elevada carga tributária e demanda interna insuficiente ocuparam a segunda e terceira posição do ranking, respectivamente.

Os indicadores de condições financeiras revelaram satisfação dos empresários em relação ao lucro operacional e situação financeira de suas empresas no terceiro trimestre de 2020. É a primeira vez que ambos se encontram juntos acima da linha divisória dos 50 pontos, desde o primeiro trimestre de 2013.

Expectativas

Em outubro de 2020, todos os indicadores de expectativas da indústria capixaba apresentaram queda em relação a setembro. Apesar da queda, os índices se mantiveram acima da linha divisória dos 50 pontos, que divide otimismo e pessimismo, e mostram otimismo para os próximos seis meses entre os empresários pesquisados no período.

O indicador de intenção de investimentos, que mede a propensão do industrial capixaba a investir, registrou 53,9 pontos, com queda de 4,7 pontos ante setembro. Mesmo com a queda, o índice se mantém acima da sua média histórica.

    O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico e interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil.

    Além disso, trimestralmente, o leitor tem disponível um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e às expectativas para os próximos seis meses.

    Acesse o relatório com as informações do 3º trimestre de 2020 aqui

TAGS: