Em novembro, ICEI-ES registra 60,3 pontos e mostra manutenção da confiança do industrial capixaba

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo caiu 1,0 ponto na passagem de outubro para novembro de 2020 e registrou 60,3 pontos, revelando confiança por parte dos empresários industriais capixabas. O recuo interrompe uma sequência de cinco meses consecutivos de crescimento, no entanto, a queda de novembro é insuficiente para reverter a tendência de aumento do ICEI, que perdura desde maio de 2020, e revela manutenção da confiança do empresário industrial capixaba.

Essa confiança menos disseminada em novembro é resultado do arrefecimento do otimismo para os próximos seis meses entre os empresários pesquisados. O índice de expectativas diminuiu 1,3 ponto e atingiu 62,8 pontos em novembro. Mesmo com a queda, o indicador se mantém acima da linha dos 50 pontos e revela otimismo. 

Já o índice de condições atuais permaneceu estável em novembro, se comparado a outubro, atingindo 55,4 pontos. Com esse resultado o indicador revela percepção de melhora das condições atuais para negócio.

    O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.

TAGS: