Em outubro, Sondagem Industrial indica manutenção da retomada da atividade industrial

19 de Nov

A Sondagem industrial do Espírito Santo de outubro de 2020 revelou o quarto aumento consecutivo do volume de produção industrial. Ao atingir 56,6 pontos, o indicador evolução do volume de produção se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos desde julho. Assim, mesmo com recuo de 1,3 ponto em relação a setembro, o índice mostra aumento da produção industrial para o Espírito Santo, confirmando a trajetória de retomada da atividade industrial.

A pesquisa também sinalizou o terceiro aumento consecutivo do número de empregados entre as indústrias capixabas pesquisadas. O índice de volume de produção diminuiu 2,2 pontos entre setembro e outubro de 2020 e registrou 52,6 pontos, acima da linha divisória, isto é, o que reflete aumento do emprego industrial.

Expectativas

Em novembro, todos os quatro indicadores de expectativas permaneceram acima da linha dos 50 pontos, que divide otimismo e pessimismo, revelando otimismo para os próximos seis meses por parte dos empresários capixabas.
  
O índice que mede a propensão do industrial do Espírito Santo à investir alcançou 61,8 pontos em novembro, com aumento de 7,9 pontos em relação a outubro. Com esse resultado, o índice superou os níveis pré-pandemia e atingiu o maior valor para 2020, revelando intenção de investir nos próximos meses entre os empresários pesquisados.

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

      O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico e interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil.

      Além disso, trimestralmente, o leitor tem disponível um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e às expectativas para os próximos seis meses.

      Acesse o relatório com as informações do 3º trimestre de 2020 aqui


TAGS: