A indústria do ES recua -3,7% entre janeiro a agosto de 2022

PUBLICADO EM 11 Out 2022

A PIM-PF Regional de Agosto de 2022 mostrou uma intensificação das perdas produtivas na indústria geral do Espírito Santo em todas as bases de comparação. Esse resultado foi impactado pela desaceleração na atividade econômica mundial neste ano, que devido ao quadro de elevada inflação e da política monetária contracionista, está desencadeando redução de demanda global por insumos industriais e, consequente, das commodities energéticas e metálicas.

No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial do Espírito Santo reduziu -2,9%, puxada pelo menor dinamismo da indústria extrativa (-15,3%).

Entre de janeiro a agosto de 2022, a indústria geral do Espírito Santo recuou -3,7%, queda superior à registrada pelo setor à nível nacional (-1,3%). A indústria extrativa capixaba registrou uma retração de -18,2% nesse período. Em contrapartida, a queda do desempenho industrial geral no estado foi suavizada pelo crescimento de 3,4% do setor de transformação do estado.

Frente a agosto de 2021, a indústria capixaba caiu -12,2%, maior queda entre as regiões pesquisas pelo IBGE e na contramão do crescimento do setor à nível nacional (2,8%).

Na passagem de julho para agosto de 2022, na série com ajuste sazonal, a indústria geral do Espírito Santo retraiu -3,9%. Após três resultados negativos consecutivos nessa base de comparação, a indústria acumulou uma perda de -12,6%. Na média do Brasil, a atividade industrial variou -0,6%.

 

Confira outros destaques setoriais do resultado da PIM-PF para o Espírito Santo:

  • Sob a influência da resiliência da demanda mundial por fibra curta e longa, a fabricação de celulose, papel e produtos de papel cresceu em três das quatro bases de comparação da PIM-PF.  
  • A produção de produtos alimentícios cresceu 5,3% até agosto de 2020.
  • A metalurgia avançou 2,0% no acumulado de 2022, puxada pela maior fabricação de bobinas de aço, ferro-gusa e chapas de aços zincadas.
  • A fabricação de produtos de minerais não-metálicos avançou 0,6% na passagem de em julho para agosto deste ano.  

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a julho foi divulgada na sexta-feira, 09 de setembro de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Thais Mozer

Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia pela UFES, na linha de pesquisa de Economia Industrial. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômico.