A indústria total responde por 32,4% da economia do Espírito Santo

O Fato Econômico Capixaba retrata a importância da indústria para a economia do Espírito Santo

PUBLICADO EM 10 Dez 2020

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE e IJSN no dia 13 de novembro, a indústria correspondeu a 32,4% do valor adicionado total do Espírito Santo em 2018, participação 10,0 p.p maior que a registrada em 2017 (22,3%). Esse crescimento ocorreu após seis anos consecutivos de queda, e foi significativo ao ponto de colocar novamente o Espírito Santo em 2º lugar no ranking dos estados mais industrializados do Brasil, atrás apenas do Amazonas (34,3%).

A publicação detalha que o ganho de representatividade da indústria total na economia capixaba foi uma consequência da elevação de 85,1% nos preços do setor em relação ao ano anterior (chamado de efeito preço).

Em 2018, a indústria total do Espírito Santo respondeu por 2,9% da brasileira, 1,1 p.p maior que o registrado em 2017 e melhor resultado desde de 2014 (3,6%).

As informações do PIB para os estados são divulgadas anualmente, com uma defasagem de 2 anos, pelo IBGE e IJSN. Com o intuito de mensurar e antecipar a tendência da atividade econômica, o Ideies desenvolveu o Indicador de Atividade Econômica – IAE-Findes, que pode ser definido como uma estimativa trimestral do PIB do Espírito Santo.

Devido à crise econômica e de saúde pública provocada pela pandemia de Covid-19, as estimativas realizadas pelo IAE-Findes apontam uma queda acumulada -16,4% na indústria até o 3º trimestre de 2020. Contudo, o setor industrial cresceu 19,1% em relação ao 2º trimestre, resultado que pode ser definido como uma recuperação em “V”.

Mesmo em meio à crise, a indústria ampliou o seu papel e adaptou a produção para abastecer os mercados e o sistema de saúde com produtos essenciais, tais como: alimentos; bebidas; produtos de higiene; remédios; equipamentos de proteção individual; e respiradores. E ajudou a sociedade civil por meio de doações.

Com o objetivo de homenagens às personalidades industriais que mais se destacaram neste ano, a Findes realizará o Encontro da Indústria no dia 10 de dezembro às 18h30. O evento será presencial para as lideranças industriais homenageadas, respeitando os protocolos de segurança, e com transmissão on-line via youtube para o público.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Thais Mozer

Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia pela UFES, na linha de pesquisa de Economia Industrial. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômico.