Atividade Econômica do Espírito Santo cresce 2,6% no 3º trimestre de 2021

Resultados estimados pelo IAE-Findes

PUBLICADO EM 14 Dez 2021

O 3º trimestre de 2021 continuou registrando avanço no calendário de imunização contra a Covid-19 no Espírito Santo e, como consequência desta ampliação na cobertura vacinal, o quadro epidemiológico do estado apresentou melhoras no que diz respeito à redução de novos casos e óbitos provocados pela doença, o que possibilitou uma maior flexibilização das medidas restritivas. Como resultado, os setores mais afetados pela menor mobilidade das pessoas e pelo maior distanciamento social imposto pela pandemia puderam seguir com o retorno às suas atividades, ainda que com a adoção de medidas restritivas mais brandas.

Neste contexto, a economia capixaba cresceu 2,6% em relação ao 2º trimestre do ano, com crescimento disseminado em todos os grandes setores da atividade econômica: serviços (3,0%), indústria (0,8%) e agropecuária (1,6%). Com o resultado positivo do 3º trimestre, a atividade econômica capixaba, medida pelo IAE-Findes, totalizou cinco trimestres consecutivos de altas

Diferentemente do observado para o estado, o PIB do Brasil registrou leve recuo de -0,1% em relação ao 2º trimestre do ano, o que corresponde ao 2º desempenho negativo consecutivo. Enquanto a atividade econômica capixaba supera em 5,7% o nível pré-pandemia (4º trimestre de 2019), a economia brasileira se mantém no mesmo patamar daquele período.

                                         Taxa de variação trimestral do PIB/IAE-Findes* do ES e Brasil (%)

                                           Base: trimestre imediatamente anterior (com ajuste sazonal)

Resultado Interanual (3º tri/2021 contra 3º tri/2020)

No Espírito Santo, a atividade econômica apresentou expressivo avanço de 9,8% frente ao 3º trimestre de 2020, resultado do bom desempenho dos setores de serviços (10,8%) e da indústria (9,4%), que contrabalancearam o desempenho negativo do setor de agropecuária (-5,5%). Vale lembrar que o  3º trimestre de 2020 foi marcado pelo início de uma recuperação econômica, devido ao arrefecimento da primeira onda da pandemia.

Especificamente sobre a indústria, a atividade do setor aumentou 9,4% em comparação com o 3º trimestre de 2020, impulsionada pelo expressivo avanço da construção (48,0%), da indústria de transformação (15,6%) e de energia e saneamento (6,4%), enquanto a indústria extrativa registrou queda de 11,1% e somou dezessete trimestres de recuos consecutivos.

Vale ressaltar que indústria de transformação capixaba registrou crescimentos em todas as atividades analisadas pelo IAE-Findes: metalurgia (26,2%), coque e derivado do petróleo (34,9%), celulose e papel (9,4%), produtos minerais não-metálicos (7,5%) e produtos alimentícios (6,8%), e vem apresentado desempenho acima do registrado para o setor a nível nacional.

             Taxa de variação do PIB/IAE-Findes das atividades das indústrias de transformação do ES (%)

                                                          Base: mesmo trimestre do ano anterior

Resultado acumulado no ano

No acumulado do ano até o 3º trimestre de 2021, a atividade econômica capixaba cresceu 9,8%, resultado acima do PIB nacional (5,7%). À exceção da agropecuária (-4,6%), as demais atividades do Espírito Santo apresentaram resultados positivos em relação ao acumulado do ano passado até o 3º trimestre. Vale lembrar que, principalmente, o 2º trimestre de 2020 foi muito impactado pela pandemia, apresentando uma base de comparação bastante deprimida, o que contribui para um crescimento mais expressivo da economia em 2021.

 

Confira os resultados setoriais mais detalhados acessando a íntegra do Relatório do IAE-Findes.

E baixe os dados do IAE-Findes clicando aqui.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.