Atividade Econômica do Espírito Santo fica estável no 4º trimestre e cresce 8,1% em 2021

Resultados estimado pelo IAE-Findes

PUBLICADO EM 14 Mar 2022

O ano de 2021 foi marcado pela reabertura e retomada das atividades econômicas no Brasil e no mundo, devido a flexibilizações de medidas restritivas e avanço na vacinação contra a Covid-19. Contudo, também foi um ano caracterizado por desafios econômicos, como o descompasso entre as cadeias globais de suprimentos, o aumento geral de preços, o surgimento de novas variantes do coronavirus e a crise energética mundial (em especial a hídrica no Brasil).

Neste contexto, após a queda de 4,5% em 2020, a economia capixaba cresceu 8,1% em 2021, revertendo as perdas do primeiro ano de pandemia. Com exceção da agropecuária, que recuou 0,8%, a economia do estado foi impulsionada pelos crescimentos na indústria (6,2%) e no setor de serviços (9,2%). Ambos registraram desempenhos superiores aos observados para os setores a nível nacional.

Por sua vez, o PIB do Brasil cresceu 4,6% em 2021, também motivado pela indústria (4,5%) e pelos serviços (4,7%), enquanto a agropecuária variou -0,2%.

                                                Taxa de variação anual (%) do PIB/IAE-Findes* do ES e Brasil

 

A indústria do Espírito Santo, ao crescer 6,2% em 2021, registrou o primeiro resultado positivo desde 2015. Este resultado da indústria foi motivado pelos avanços das indústrias de energia e saneamento (5,2%), de transformação (16,5%) e da construção (35,1%).

Um dos destaques no ano foi o crescimento disseminado entre todas as atividades da indústria de transformação pesquisadas pelo IAE-Findes, que se beneficiaram no processo de retomada das economias: metalurgia (24,2%), coque e derivados do petróleo (19,2%), produtos de minerais não-metálicos (17,2%), papel e celulose (13,9%) e alimentos (5,6%). 

Do lado das quedas, a indústria extrativa recuou 16,8% no ano, puxada pela menor extração de petróleo e gás natural e pelo recuo na atividade de pelotização de minério de ferro.

Por sua vez, as atividades de serviços foram amplamente beneficiadas com a vacinação contra a Covid-19, juntamente com a adoção de outros protocolos de segurança, que permitiram uma reaproximação física mais segura entre as pessoas e a consequente retomada de atividades que demandavam aproximação social, de forma que todas as atividades do setor também apresentassem variações positivas no ano.

                                         Taxa de variação anual do PIB/IAE-Findes* da indústria de transformação (%)

Resultados do 4º trimestre de 2021:

Especificamente na análise do último trimestre do ano, na comparação contra o 3º trimestre de 2021, a economia capixaba registrou estabilidade, ao apresentar leve alta de 0,2%. Já frente ao 4º trimestre de 2020, a atividade econômica do estado avançou 4,1% no último trimestre do ano.

Estes e outros resultado foram apresentado em coletiva de imprensa a Findes, com coordenação do Ideies, apresentou os resultados do Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo, o IAE-Findes, referentes ao fechamento de 2021.

Confira os resultados setoriais mais detalhados acessando a íntegra do Relatório do IAE-Findes e na Apresentação do IAE-Findes, transmitida em coletiva de imprensa, realizada em 14/03/2022.

Confira também os resultados do IAE-Findes em painel dinâmico no Painel de Economia do Observatório da Indústria.

E baixe os dados do IAE-Findes clicando aqui.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.