BIC de dezembro aborda as expectativas para o setor industrial em 2022

A última edição de 2021 traz os principais desafios do setor industrial no ano e analisa a possível superação dessas questões em 2022

PUBLICADO EM 23 Dez 2021

A Carta de Abertura da edição de dezembro do Boletim da Indústria Capixaba (BIC) aborda o crescimento da produção e da exportação do setor industrial do Espírito Santo (com os dados oficiais divulgados até o momento), ou seja, o bom desempenho da indústria em meio a um contexto de desafios para o setor no ano 2021. Além disso, a seção também traz elementos de discussão para o cenário futuro de 2022, que perpassam pelo acompanhamento dos desdobramentos do surgimento de novas variantes do vírus da Covid-19, pela normalização das cadeias produtivas a partir da regularizção das operações logísticas e pela descompressão dos preços das commodities industriais sobre o sistema de produção. 

"Na ausência de um agravamento das condições sanitárias globais, a comercialização de mercadoria e a mobilidade das pessoas entre os países podem seguir no processo de regularização e o cenário externo continuará positivo para as exportações industriais em 2022, incluindo as do Espírito Santo".

A Carta traz ainda as expectativas do mercado para o cenário econômico do país, entre elas as projeções para o PIB e para a inflação. De acordo com o último relatório Focus, a expectativa para o PIB do Brasil em 2022 está na ordem de 0,5%, indicando estabilidade em relação a 2021. Já o Fundo Monetário Internacional, na sua última revisão, sinalizou um crescimento de 1,5% para a economia do país no ano que vem. Para a inflação, com a normalização das condições de oferta mundial e uma acomodação dos preços das commodities é esperado uma menor pressão nos preços medidos pelo IGP-M, principalmente, pela desaceleração dos componentes do atacado (IPA).

Acompanhar o contexto global em 2022, além dos próprios assuntos internos, no que diz respeito aos efeitos da pandemia sobre a mobilidade das pessoas e de mercadorias e aos preços nos mercados externos, continuarão sendo fundamentais para compreendermos o desempenho da indústria capixaba, assim como ocorrera em 2021.

Outros pontos de destaque discutidos ao longo das seções do BIC de dezembro são: 

  • O resultado na produção da indústria do Espírito Santo no acumulado do ano até outubro, que avançou 9,6% em relação ao mesmo período de 2020.
  • O bom desempenho do valor das exportações industriais do estado, que aumentou 102,2% também neste período.
  • O avanço de 26,57% da inflação da indústria nacional, mensurada pelo IPP.
  • E a geração de postos de trabalho nas atividades da indústria de transformação capixaba no ano.

Por fim, estão contemplados no BIC de dezembro três assuntos especiais em formato de box: os últimos resultados trimestrais do PIB da indústria mensurados pelo IAE-Findes, o lançamento da Rota Estratégica da Construção e a última atualização dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) com as informações do setor industrial em 2020.

Clique aqui e confira a públicação completa do Boletim da Indústria Capixaba de dezembro de 2021.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.