Censo Escolar 2023: Avanços e Desafios da Educação no Espírito Santo

A 7ª Edição do "Educação em Foco" traz o desempenho do Espírito Santo no Censo Escolar 2023 com foco nas metas do PNE

PUBLICADO EM 17 Mai 2024

O Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é uma importante ferramenta para mapear a realidade educacional brasileira. Essa coleta de dados serve como base para formular e ajustar políticas públicas para a área de educação, sendo essencial para alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Através dos resultados do Censo, é possível obter um panorama das condições de acesso, permanência e sucesso dos estudantes em cada nível de ensino.

Nesta edição especial do "Educação em Foco", aprofundamos a análise dos resultados do Censo Escolar 2023, com foco principal no progresso dos indicadores educacionais do PNE para o Espírito Santo.

Avanços e Desafios do Espírito Santo

O Censo Escolar 2023 coloca o Espírito Santo em destaque em diversas frentes educacionais, sendo possível notar tanto os avanços quanto os desafios a serem superados. Entre os indicadores de sucesso, o estado se posiciona como a segunda unidade federativa do Brasil com a maior proporção de alunos no Ensino Médio integrado ao técnico (27,5%). Esse resultado reflete o investimento na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, garantindo-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para uma carreira promissora.

Além disso, o Espírito Santo liderou o ranking do Sudeste em proporção de alunos matriculados em escolas de tempo integral no Ensino Médio (26,7%), situando-se como o sexto estado no contexto nacional. Essa conquista demonstra o compromisso do estado com a educação, proporcionando aos alunos um ambiente de aprendizagem com mais tempo na escola.

Contudo, algumas metas do PNE ainda não foram completamente atingidas. O acesso à creche, por exemplo, demonstra a dificuldade do estado em garantir frequência à escola na primeira infância. Em 2023, apenas 33% de crianças entre 0 a 3 anos estavam frequentando a creche. Além disso, a influência da pandemia na educação ainda é observada e, gradualmente nos aproximamos dos níveis pré-pandêmicos, mas com retorno de problemas anteriores, como a reprovação, o que reforça a importância de políticas que promovam o acesso e a permanência dos alunos na escola.

Acesse a edição completa do Educação em Foco e mergulhe nos dados do Censo Escolar 2023, com foco especial no Espírito Santo.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Grazielly Rocha

Graduada em Ciências econômicas pela UFES com experiência em manipulação de dados, modelagem e indicadores de mercado de trabalho e educação. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas.