Em outubro, ES cria 1.913 novos postos de carteira assinada

No mês de outubro, a movimentação no mercado de trabalho formal registrou a abertura de quase 2 mil novos postos formais, o maior número para o mês desde 2013. Com isso, de janeiro a outubro, o estado acumulou a abertura de 20.298 novas vagas no mercado formal. Este número é 14% superior ao registrado no mesmo período de 2018.

Setores de atividades

O bom desempenho do mercado de trabalho em outubro foi resultado, principalmente, do aquecimento das contratações nos setores de comércio e serviços. No mês, o comércio abriu 1.762 novas vagas, concentradas principalmente no comércio varejista, muito relacionada ao atendimento da demanda de compras para festas de fim de ano. Já o setor de serviços, este continuou a ampliar os postos celetistas no mês, foram 1.386 novas vagas abertas pelo setor, com vagas concentradas em atividades de comercialização e administração de imóveis, valores mobiliários e serviços técnico (+1.247). 

Quanto ao desempenho da indústria de transformação, apesar do fechamento de vagas no mês (-666), concentradas na indústria metalúrgica (-235), de química, produtos farmacêuticos, veterinária e perfumaria (-219) e de papel, papelão, editorial e gráfica (-131), no acumulado do ano, a abertura de 51.536 postos na indústria de transformação superou os desligamentos, mantendo positivo o saldo de postos formais do setor (+2.544). Também a construção civil fechou 332 vagas no mês, mas ainda assim acumula a criação de 2.693 postos formais no ano.

Municípios do ES

Vila Velha foi o município com mais postos formais criados no mês (+736), seguido por Vitória (+422), Cariacica (+221) e Serra (+92). O fechamento de vagas em Aracruz (-215) esteve relacionada a indústria de material de transporte (-70), mecânica (-47) e metalúrgica (-20), já em São Mateus, a redução de 76 vagas foi influenciado principalmente pelo setor de serviços que fechou 46 vagas.

Brasil

Em outubro de 2019, o país criou 70.852 novas vagas celetistas. Ampliaram vagas os setores de comércio (+43.972), serviços (+19.123), indústria de transformação (+8.946) e construção civil (+7.294). Já a agropecuária fechou 7.819 postos no mês. Ainda assim, o resultado para o mês superou em 23% o saldo de postos formais registrados em outubro de 2018.

    Acompanhe mês a mês, de forma dinâmica e interativa, a quantidade de empregados admitidos e desligados, além do saldo de postos de emprego com carteira assinada tanto para o Brasil quanto para o Espírito Santo e municípios do ES.

    O leitor interessado em uma análise setorizada também encontrará no painel abaixo todas essas informações segmentadas por setor de atividade econômica e por ocupações.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Suiani Febroni

Economista graduada na UFES e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Foi analista de pesquisas e ciências de dados na Oppen Social. Possui experiência em manipulação e análise de dados e indicadores, análises quantitativas e em temas relacionados à atividade econômica, mercado de trabalho e educação.