ES apresenta queda na produção de petróleo e gás em fevereiro
Os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontam queda do setor de Petróleo e Gás (P&G) no Espírito Santo para o mês de fevereiro de 2019.
Em média, a produção estadual de gás natural no estado atingiu 6,57 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d), o que corresponde à queda de -29,51% em relação a fevereiro de 2018, e -27,07% em relação a janeiro de 2019.
A produção de petróleo, por sua vez, chegou a, aproximadamente, 245,52 mil barris por dia (Mbbl/d). Este valor significa uma contração de -28,60% em comparação com fevereiro do ano anterior, e -25,12% em comparação com o mês anterior.
Somando P&G na mesma unidade de medida, foram produzidos, em média, 286,6 mil barris de
óleo equivalente por dia (Mboe/d) no Espírito Santo, o que representa uma queda total do setor de -28,7% em relação a fevereiro do ano passado e de -25,1% em relação a
janeiro deste ano.
Em ambas comparações, tanto a produção de gás natural quanto a de petróleo, apresentaram fortes variações negativas, influenciando diretamente o recuo produtivo do setor. Essas reduções na produção de P&G podem estar relacionadas ao rompimento de mangote da P-58, da Petrobras, em 23 de fevereiro.
Em âmbito nacional, a produção total do setor alcançou 3.182,3 Mboe/d em fevereiro, o que corresponde a uma redução de -3,8% contra fevereiro do ano passado, e de -4,8% frente a janeiro deste ano.
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Jordana Teatini
Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.