ICEI-ES de janeiro de 2024 aponta que industriais capixabas iniciam o ano confiantes após registro de 53,3 pontos do indicador
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) mostrou confiança ainda maior e mais disseminada entre os industriais capixabas neste primeiro mês de 2024.
Na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024 o indicador aumentou 1,4 ponto e registrou 53,3 pontos. Este aumento decorre de expectativas ainda mais otimistas dos industriais para os próximos 6 meses. Além disso, o índice de condições atuais também aumentou, influenciando no avanço do ICEI-ES.
Em janeiro de 2024, o índice de expectativas registrou 55,5 pontos, um aumento de 1,3 ponto frente a dezembro de 2023. Ao permanecer acima da linha divisória de 50,0 pontos, o indicador revela expectativas otimistas. O índice de condições atuais, por sua vez, aumentou 1,7 ponto, mas apresentou registro abaixo de 50,0 pontos (48,9 pontos), mostrando que os industriais capixabas continuam insatisfeitos com a situação atual de seus negócios, ainda que essa insatisfação esteja menos disseminada entre os empresários.
No Brasil, o ICEI mostrou que os industriais brasileiros iniciaram 2024 ainda mais confiantes. Em janeiro de 2024, frente a dezembro de 2023, o ICEI do Brasil aumentou 2,2 pontos e registrou 53,2 pontos (3,2 pontos acima da linha divisória de 50,0 pontos que separa confiança da falta de confiança).
O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.
22 Jan
Icei | Icei-ES (jan/2024) |
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Sara Sarandy
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Pós-graduanda em Inteligência Analítica e Análise de Dados pela Universidade Vila Velha (UVV). Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.