ICEI-ES recua em julho de 2023, mas continua indicando confiança do empresário industrial ao registrar 53,2 pontos

PUBLICADO EM 17 Jul 2023

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) registrou queda de 0,6 ponto entre junho e julho de 2023, atingindo 53,2 pontos. Apesar desse recuo, o indicador se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos, revelando confiança por parte do empresário industrial capixaba.

O recuo do Icei em julho decorreu, em maior parte, pela retração de 1,3 ponto do indicador de condições atuais em relação a junho. Com a queda, o índice atingiu 47,3 pontos, revelando uma percepção de falta de confiança quanto às condições correntes para negócios ainda mais disseminada que no mês anterior.

O indicador de expectativas sobre os proóximos seis meses também recuou (-0,2 ponto), mas permaneceu indicando otimismo ao registrar 56,2 pontos e se manter acima da linha divisória dos 50 pontos, que divide pessimismo de otimismo. 



O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Economista e mestrando em Economia pela UFES. Atua no Observatório da Indústria como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Estratégicos (GEE).