Ideies lança 5ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo – 2021

O documento apresenta uma relevante análise dos principais temas que norteiam a indústria de petróleo no estado, com o intuito de subsidiar o governo e os principais atores locais com informações técnicas e estratégicas.

PUBLICADO EM 29 Abr 2022

A produção de petróleo e gás natural impulsionou uma nova fase do desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo. Atualmente, o setor possui a maior representatividade no valor adicionado da indústria geral no estado. Segundo dados do IAE-Findes, o setor representava 26,6% do valor adicionado da indústria geral no Espírito Santo. Além disso, dada a especificidade da produção desses insumos, a extração é dependente do fornecimento de produtos e serviços de alta complexidade tecnológica. Essa característica atraiu empresas interessadas em fornecer bens e serviços às petroleiras, fomentando a cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás natural no Espírito Santo, que emprega mais de 11 mil funcionários só no mercado formal, com uma remuneração média bem acima do mercado de R$ 6.622,79.

Nas duas últimas décadas, a produção de petróleo e gás natural no estado, passou a apresentar posição de destaque no cenário nacional. Se, em 2000, a participação do estado na produção nacional de petróleo e gás natural representava 1,0% e 2,8%, respectivamente, ocupando a sétima posição entre os estados produtores em ambos insumos. Agora, ocupamos a 3ª posição na produção de petróleo, com 7,3% na participação da produção nacional e a quarta posição na produção de gás natural, correspondendo a 4,1% da produção nacional.

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas, nas versões português e inglês, na 5ª Edição do Anuário de Petróleo e Gás, que está dividida em 5 capítulos:

  1. Indústria mundial do petróleo e do gás natural
  2. Indústria do petróleo e do gás natural no Espírito Santo
  3. Reflexos das atividades do setor, com destaque para as participações governamentais
  4. Mecanismo de incentivo do setor de petróleo e gás a pesquisa, desenvolvimento e inovação
  5. Novas oportunidades em exploração e produção de petróleo e gás natural para o Espírito Santo.

O Anuário ainda traz o mapa oficial do setor no Espírito Santo e o compêndio estatístico. Além disso, os dados do documento estão disponíveis no dashboard dinâmico, dentro do portal da indústria. Clique aqui para acessar.

A novidade adicional para esse ano é a projeção da produção de petróleo e gás natural no Espírito Santo até 2025 e as informações de Gás Natural. 

 

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Nathan Diirr

Graduado em economia pela UFES, mestrando em economia pela mesma universidade. Atua como Gerente de Ambiente de Negócios no Observatório da Indústria. Possui interesses nas áreas de regulação, petróleo e gás natural, infraestrutura e ambiente de negócios.