Lançamento da 3ª edição do Indicador de Ambiente de Negócios - IAN 2021

PUBLICADO EM 13 Dez 2021

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) lançou a 3ª edição do Indicador de Ambiente de Negócios -  IAN 2021. O IAN é construído para os 78 municípios do Espírito Santo, composto por 4 eixos (Infraestrutura, Potencial de Mercado, Capital Humano e Gestão Fiscal), desmembrados em 10 categorias, que agregam 39 indicadores individuais.

O IAN e os seus eixos têm como finalidade sinalizar, como um farol, um caminho para auxiliar o gestor público a elaborar estratégias de melhoria da qualidade das políticas públicas que afetam o seu território. Ainda fornece um recurso para a redução das assimetrias de informações e facilita o melhor conhecimento das realidades específicas sobre cada um dos municípios do Espírito Santo atendendo tanto o poder público como, também, possíveis investidores e a sociedade civil.

Agora o IAN 2021 está disponível por meio de duas plataformas, o Portal do IAN e o Painel de dados IAN 2021, ambos podem ser acessados pelo portaldaindustria-es.com.br

No Portal do IAN mantivemos a mesma estrutura de análise dos indicadores, mas com as comparações entre o IAN 2021 e 2020, pelo portal também é possível acessar algumas boas práticas alinhadas aos eixos do IAN, pelas quais os municípios podem encontrar algumas saídas possíveis à diferentes problemas para realidades análogas as suas.

Já pelo Painel de dados IAN 2021 poderá ser feita análises das evoluções dos municípios nos 3 últimos anos, por meio de gráficos será observado se o município está em trajetória crescente ou decrescente no IAN, em seus eixos, categorias e indicadores. E a forma de comparação ficou ainda mais flexível e passou a ser uma escolha do usuário.

Pelas duas plataformas serão disponibilizados para download os Diagnósticos Personalizados de cada município, o Fichamento dos Indicadores, o Referencial Teórico e a Base de dados.

Acesse, faça as suas análises e compartilhe.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Mayara Bertolani

Mestre em Economia (UFES). Atua como Analista de Estudos e Pesquisas Sênior na Gerência do Observatório do Ambiente de Negócios, com foco em estudos econômicos, indicadores de ambiente de negócios e desenvolvimento regional.