OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA LANÇA 7ª EDIÇÃO DO ANUÁRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL NO ESPÍRITO SANTO – 2024
O Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo reúne as mais importantes variáveis de análises do setor para o estado, aliando o rigor técnico e informação estruturada, atualizada e confiável
A atividade exploratória de petróleo e gás natural ocorre no estado do Espírito Santo desde 1959, quando foi realizada a primeira perfuração de poço no estado. Mas foi a partir de 2010, quando da descoberta de óleo na camada do pré-sal, que o estado passou a ser um dos principais produtores nacionais.
A partir de 2016, no entanto, o setor capixaba passou a assinalar sucessivas quedas de produção, pautadas nos declínios naturais dos poços maduros.
Atualmente, o setor de petróleo e gás natural capixaba está vivendo uma nova fase, com a atuação de novas petroleiras e a recuperação da produção nos ambientes onshore e offshore. Soma-se a esse momento um novo ciclo de investimentos anunciados para o estado, os quais proporcionam o aumento da vida útil desta produção.
Em 2023, a produção de petróleo no estado cresceu 23,0%, ao passo que a produção de gás natural expandiu 22,5%.
É neste contexto de mudanças que a 7ª Edição do Anuário aborda as análises do setor capixaba seguindo a estrutura de 4 capítulos:
- Panorama Internacional
- Exploração e produção de petróleo e gás natural no Espírito Santo
- Reflexos econômicos
- Oportunidades para o Espírito Santo
A 7ª edição conta ainda com 3 artigos assinados por representantes do setor. O primeiro artigo trata do papel do gás natural na garantia da segurança no processo de transição energética. O texto é assinado por 3 autores da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Heloisa Borges Esteves, Diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a Ana Claudia Pinto, Consultora Técnica na Área de Gás Natural, e o Marcelo Alfradique, superintendente adjunto de Petróleo e Gás. O segundo artigo apresenta a estratégia de investimentos da PRIO para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores locais, desenvolvido pelo Gerente Executivo de Perfuração e Subsea da referida empresa, Jean Calvi. O terceiro aborda a parceria entre a Petrobras e o Estado do Espírito Santo, nas palavras de Eduarda Lacerda, Gerente Geral da Unidade de Negócios da Petrobras no estado.
A 7ª edição também inclui o mapa oficial e atualizado do setor no Espírito Santo, as projeções para a produção capixaba no horizonte até 2028, além de um dashboard com as principais estatísticas setoriais que pode ser acessado clicando aqui.
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Jordana Teatini
Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.