Produção industrial do ES acumula alta de 3,8% nos últimos 12 meses

PUBLICADO EM 09 Jun 2022

O resultado ficou acima da média nacional (-0,3%) e foi alavancado pelo melhor desempenho das atividades da indústria de transformação (9,4%), uma vez que a produção das extrativas recuou (-6,5%). No período, destaca-se o avanço de 21,7% da metalurgia, seguida pelo aumento de 8,2% na produção de alimentos. 

Em abril, a indústria recuou -7,3%, na comparação com abril do ano passado, e aprofundou a queda do mês anterior (-2,4%). Dois fatores contribuíram para esse resultado: abril de 2021 contou com 20 dias úteis, um a mais que o deste ano (19); e no ano anterior, a atividade industrial do Espírito Santo de abril foi a maior desde o período pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Os desafios que o setor industrial precisa enfrentar continuam parecidos com os dos meses anteriores, porém, mais intensos que os observados no mesmo período do ano anterior: escassez de insumos, aumento dos custos operacionais e atrasos na normalização das cadeias globais de produção. Todos esses fatores, em certa medida, permanecem pressionados pela guerra russa-ucraniana e só devem amenizar com o fim do conflito.

Internamente, algumas medidas governamentais podem amenizar, ainda que pontualmente, esses efeitos negativos vindos do exterior. A redução da alíquota de IPI, anunciada em fevereiro, sobre alguns produtos e o adiantamento do saque do 13º salário dos aposentados, são fatores que podem dar fôlego a produção nos próximos meses. 

Confira outros destaques setoriais do resultado da PIM-PF para o Espírito Santo:  

  • A fabricação de celulose, papel e produtos de papel cresceu 1,4% no acumulado do ano, puxada pela maior fabricação de pastas químicas de madeira;

  • A fabricação de produtos de minerais não metálicos recuou -8,9% nos quatro primeiros meses do ano, influenciado pela menor venda de granito talhado ou cerrado;

  • Fabricação de alimentos foi a atividade industrial com o maior desempenho acumulado em 2022, até abril. As produções de bombons, açúcar cristal, refrescos e sucos, e carne bovina fresca ou refrigerada foram os destaques no período;

  •  Em segundo lugar, a metalurgia apresentou crescimento de 7,4% entre os meses de janeiro e abril deste ano. Bobinas a quente de aço, lingotes, blocos e tarugos e ferro-gusa foram os produtos mais fabricados no setor.

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a abril foi divulgada nesta quinta-feira, 09 de junho de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Rafael Almeida Leal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.