Produção industrial do ES avança 2,8% na passagem de abril para maio

PUBLICADO EM 08 Jul 2022

A produção industrial cresceu em 11 dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF Regional) em maio, quando a indústria nacional avançou 0,3%. O Espírito Santo teve o sexto maior crescimento entre os locais pesquisados. Amazonas (6,6%) e Mato Grosso (4,6%) apresentaram as maiores taxas no mês.

O desempenho da indústria capixaba foi influenciado pelo crescimento das atividades da indústria de transformação (2,0%). Entre elas, destaca-se a fabricação de celulose, papel e produtos de papel (7,8%). Em sentido oposto, a indústria extrativa recuou -1,8% em maio de 2022.

Os últimos resultados da PIM-PF Regional têm revelado certa melhora da atividade industrial no estado. O respiro da indústria em maio veio em meio à recuperação do mercado de trabalho nacional, à flexibilização das medidas restritivas de combate ao Covid-19 na China e, às medidas fiscais pontuais em nível federal de recuperação da renda e do emprego. 

No Espírito Santo, a limitação em 17% do ICMS cobrado sobre combustíveis, energia e comunicação também pode exercer outro ponto de alívio para o empresário industrial nos próximos meses, abrindo caminho tanto para a recuperação da produção quanto para o aumento do emprego no setor.  

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a maio foi divulgada nesta sexta-feira, 08 de julho de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Rafael Almeida Leal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.