Produção industrial do ES avança 4,6% e registra o maior crescimento entre todos os estados em junho
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) de junho de 2023, com destaque para o Espírito Santo. A indústria capixaba apresentou crescimento de 4,6% em comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajustes sazonais. O resultado da produção capixaba de junho foi mais intenso do que o da média nacional (0,1%). O estado ocupou a primeira posição no ranking das unidades da Federação (UF’s) pesquisadas pelo IBGE com o maior crescimento da indústria no mês.
No acumulado do ano até junho, a produção industrial capixaba assinalou ligeiro ganho de dinamismo, com avanço de 0,5%, em contraponto ao recuo de -0,3% verificado na produção nacional. Esse avanço foi puxado pelo crescimento de 6,9% da indústria extrativa, reflexo de uma maior produção de minério de ferro pelotizado e de petróleo e gás natural.
Contudo, a indústria de transformação apresentou recuo de -9,7% no período. Influenciado pelos resultados negativos em todas as quatro atividades pesquisadas pelo IBGE. A queda mais expressiva foi registrada na fabricação de produtos de minerais não metálicos, que contraiu -18,6%, puxada pela menor produção de granito, pedras de construção e produtos de cerâmica para pavimentação ou revestimento.
Na comparação com junho de 2022, a produção industrial do Espírito Santo apresentou crescimento de 11,8%. Esse resultado também foi puxado pelo avanço de 24,7% da indústria extrativa.
Este movimento mais positivo da indústria ocorreu em um contexto, de melhora na conjuntura econômica interna, com destaque para a desaceleração da inflação e criação do novas vagas de no mercado de trabalho formal. Com a flexibilização da política monetária e a expectativa de novos cortes na taxa básica de juros brasileira para os próximos meses, a indústria poderá ter um novo fôlego, visto que o setor segue cauteloso.
O cenário exterior segue desafiador, devido a continuidade no aperto das condições monetárias nas economias centrais, com elevação das taxas de juros, e a redução das cotações internacionais das commodities pressionadas pela desaceleração da economia mundial.
Com o intuito de ampliar nossa análise sobre o desempenho da indústria no Espírito Santo, o Observatório da Indústria/Findes divulgou os resultados das atividades industriais pesquisadas pelo IBGE na variação mês contra mês imediatamente anterior, aplicando a metodologia de ajuste sazonal para séries temporais. A nota técnica sobre essa metodologia pode ser conferida em detalhes neste link.
Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.
Nota: A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a junho foi divulgada na terça-feira, 08 de agosto de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.
08 Ago
Notas Conjunturais | PIM-PF Regional (ago/2023) |
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Yuri Pimentel Coelho
Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Ambiente de Negócios. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.