Produção industrial do ES recua -1,2% no primeiro semestre de 2022

PUBLICADO EM 09 Ago 2022

De acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, a atividade industrial capixaba caiu -1,2% no 1º semestre de 2022 frente ao mesmo período do ano passado, puxada pela indústria extrativa que, ao contrair -12,6%,  superou o avanço de 4,4% na indústria de transformação.

Por sua vez, este crescimento da indústria de transformação foi decorrente do desempenho positivo de 3 das 4 atividades pesquisadas no estado: a fabricação de produtos alimentícios (12,1%), a fabricação de celulose, papel e produtos de papel (10,9%) e a metalurgia (3,3%). A exceção foi o desempenho negativo da fabricação de produtos de minerais não metálicos (-7,8%).

Apesar do resultado negativo da indústria capixaba no semestre, a queda do setor industrial no ES foi menos intensa do que a média brasileira para o período. A nível nacional, a indústria recuou -2,2%, com perfil disseminado de queda entre 8 dos 14 estados pesquisados pelo IBGE.

 

Além da análise no semestre, o resultado da PIM-PF de junho registrou comportamento negativo do setor industrial, tanto para a nível estadual quanto nacional, em todas as bases comparativas.

  • Na comparação contra junho de 2021, a indústria capixaba recuou -2,2%, influenciada pela queda de -21,2% da indústria extrativa. Na outra ponta, a indústria de transformação estadual avançou 7,3%, com destaque para o aumento de 63,1% na fabricação de celulose, papel e produtos de papel. Para o Brasil, a indústria caiu -0,5%.
  • Na passagem de maio para junho, a produção física da indústria do Espírito Santo contraiu -2,3%, na série com o ajuste sazonal. Tanto a indústria extrativa, quanto a indústria de transformação do estado recuaram no mês. A nível nacional, a indústria apresentou leve queda de -0,4%, também descontados os efeitos sazonais.

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a maio foi divulgada nesta terça-feira, 09 de agosto de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.