Produção industrial do ES recua -2,3% entre janeiro e julho de 2022
O cenário internacional segue adverso às economias produtoras de commodities, com a persistência no aumento da inflação global e a consequente elevação dos juros nos países afetados pela aceleração dos preços. A queda na atividade econômica entre os parceiros comerciais do estado e a menor demanda por commodities, têm gerado desaceleração na cotação desses itens no comércio global.
Internamente, medidas governamentais de cunho fiscal de apoio a renda, atrelados à queda do desemprego, ajudam a melhorar a demanda. Por outro lado, embora esteja em queda, a inflação continua em um patamar elevado, assim como a taxa Selic.
No Espírito Santo, a produção industrial recuou -2,3% entre janeiro a julho de 2022. O resultado aprofundou as perdas que o setor tinha acumulado até junho, quando havia variado -0,9%. A nível nacional, a indústria também caiu nesse período, na ordem de -2,0%.
O desempenho da indústria estadual foi puxado pela retração na indústria extrativa, que contraiu -16,7% até julho. De acordo com o IBGE, a acentuação das quedas nas produções minério de ferro, petróleo e gás natural no Espírito Santo geraram o resultado negativo para o setor.
A queda no período foi suavizada pelo crescimento nas atividades da indústria da transformação, que avançaram 4,7%. Entre elas, destaca-se: fabricação de celulose e papel (17,9%), alimentos (9,6%) e metalurgia (2,6%). Por outro lado, a produção de minerais não-metálicos recuou -8,2%.
Confira outros destaques setoriais do resultado da PIM-PF para o Espírito Santo:
-
A fabricação de celulose, papel e produtos de papel cresceu 86,4% na comparação com julho de 2021;
-
A fabricação de produtos de minerais não-metálicos vem apresentando quedas desde setembro de 2021, nas comparações interanuais;
-
Fabricação de alimentos cresceu 17,9% no acumulado do ano, puxado pelas maiores produções de bombons e chocolate, carnes de bovinos frescas, refrescos, sucos e néctares e açúcar cristal;
-
A metalurgia caiu -1,9% nos últimos 12 meses encerrados em julho. Esse foi o primeiro resultado negativo que o setor apresentou desde março de 2021.
Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.
A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a julho foi divulgada na sexta-feira, 09 de setembro de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.
12 Set
Notas Conjunturais | PIM-PF Regional (set/2022) |
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Rafael Almeida Leal
Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.