Produção industrial do ES recua -4,9% no acumulado do ano até setembro

PUBLICADO EM 08 Nov 2022

A atividade industrial do Espírito Santo tem sofrido impacto da desaceleração da atividade econômica global e do aumento no custo dos insumos importados (principalmente os energéticos). A demanda interna por produtos industriais, por sua vez, também tem sido afetada, principalmente pelo aumento da inflação de alimentos, o que prejudica a cadeia da indústria alimentícia.

Em razão desses fatores, a PIM-PF de setembro de 2022 mostrou uma intensificação das perdas produtivas na indústria geral do Espírito Santo, pressionadas, sobretudo, pela atividade extrativa.

Entre janeiro e setembro de 2022, a produção da indústria extrativa recuou -17,0%. De acordo com os dados da ANP, a extração de Petróleo e Gás Natural caiu -34,8% no período, retornando à atividade média de 2009. O relatório trimestral da Vale S.A também apontou recuo de -7,3% na produção de pelotas de minério no estado.

Na indústria de transformação houve uma elevação de 0,8% na produção do período, puxada exclusivamente pela produção de celulose, papel e produtos de papel (16,7%). Essa atividade industrial segue favorecida pela cotação internacional da fibra curta e longa de celulose, atrelada à consistente demanda chinesa e europeia.

Confira outros destaques setoriais do resultado da PIM-PF para o Espírito Santo:

  • A fabricação de produtos alimentícios apresentou queda em todas as bases de comparação. No entanto, o destaque foi a queda de -35,3% em setembro de 2022, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

  • A fabricação de celulose, papel e produtos de papel, por outro lado, cresceu em todas as bases comparativas. De acordo com o relatório trimestral da Suzano, o setor segue favorecido pela demanda externa, que tem aumentado na Europa, e se mantido consistente na China.

  • Os produtos metalúrgicos também mostraram menor dinâmica neste ano, sobretudo pelas quedas da demanda internacional do maior parceiro comercial do setor, Estados Unidos. O país norte-americano tem sofrido com as altas taxas de juros, que prejudicam o setor da construção.

  • No mês de setembro, a indústria extrativa apresentou estabilidade (0,2%), após ter registrado elevação de 2,2% em agosto. Essa é a primeira sequência de dois resultados no campo positivo seguidos da produção do setor, desde o início da série (set/2019).

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a setembro foi divulgada na terça-feira, 08 de novembro de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Rafael Almeida Leal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.