Produção industrial do ES recuou -0,9% na passagem de outubro para novembro
Em novembro, pelo sétimo mês consecutivo, a produção física da indústria do Brasil cresceu 1,2% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Com isso, o setor se encontra 2,6% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, mês anterior ao iníco da pandemia de Covid-19, continuando com sua trajetória de recuperação em formato de “V”. As taxas positivas se estenderam a 17 das 26 atividades pesquisadas pelo IBGE. Com relação aos 14 estados pesquisados, 9 apresentaram expansão na produção industrial no mês.
No Espírito Santo, pelo segundo mês consecutivo, a produção industrial caiu -0,9% em novembro frente a outubro, na série livre dos efeitos sazonais. Este resultado foi influenciado pela queda de -2,4% na indústria de transformação e contrabalanceado pelo aumento de 5,7% na indústria extrativa. Ao contrário da média do país, o nível de produção da indústria geral capixaba ainda não retornou os patamares anteriores às medidas de distancioamento social para combater a Covid-19.
Principais destaques do resultado da PIM-PF de novembro de 2020:
-
A indústria geral recuou em todas as bases de comparação em novembro.
-
A indústria extrativa cresceu 5,7% na passagem de outubro para novembro, dados desssazonalizados. Todas as demais bases de comparação do setor registraram resultados negativos.
-
A indústria de transformação caiu -2,4% na passagem de mês, já desconsiderada a sazonalidade. Mas, se comparado com novembro de 2019, registrou a expressiva variação de 14,3%.
-
A fabricação de celulose, papel e produtos de papel foi a única atividade com crescimento em todas as bases de comparação, a destacar a expansão de 70,1% na comparação contra novembro de 2019. Ressalta-se que esse ramo tem sido beneficiado pela retomada da demanda internacional por diversos tipos de papel e reverteu o quadro adverso do mercado do setor em 2019.
-
A fabricação de produtos alimentícios cresceu em quase todas as variações, com destaque para o aumento de 15,6% na comparação contra o mesmo mês de 2019.
-
A fabricação de produtos de minerais não-metálicos cresceu 1,8% na comparação novembro contra outubro de 2020 e 14,6% na variação em relação ao mesmo mês de 2019. A recuperação dessa atividade tem sido puxada pelo aquecimento da construção civil e pela maior demanda externa por rochas ornamentais.
14 Jan
Notas Conjunturais | PIM-PF Regional (jan/2021) |
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Thais Mozer
Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia pela UFES, na linha de pesquisa de Economia Industrial. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômico.