Produção industrial do Espírito Santo acumula alta de 5,5% no 1º trimestre de 2024

PUBLICADO EM 09 Mai 2024

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em maio, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional referente a março de 2024.

A produção física da indústria capixaba cresceu 5,5% no primeiro trimestre de 2024, quando comparada com o mesmo período de 2023.

O desempenho positivo do setor industrial capixaba no primeiro trimestre de 2024 foi influenciado pelos resultados positivos na indústria extrativa (+7,6%) e na indústria de transformação (+1,5%). O crescimento no primeiro segmento pode ser explicado pelo aumento da produção e extração de petróleo e gás natural (P&G) e pela ampliação da atividade de pelotização do minério de ferro.

No que diz respeito ao setor de P&G no estado, os dados da ANP demonstraram que a produção de petróleo chegou a 179,3 milhões de barris por dia no primeiro trimestre de 2024, expansão de 14,5% em relação ao mesmo período de 2023. A extração de gás natural totalizou 4,7 milhões de m³ por dia no primeiro trimestre de 2024, crescimento de 24,9% na mesma base de comparação.

Já a indústria de transformação capixaba, avançou 1,5% nessa base de comparação, influenciada pelo desempenho positivo de 3 das 4 atividades pesquisadas, sendo elas: metalurgia (+3,7%), fabricação de minerais não-metálicos (+0,9%) e a fabricação de produtos alimentícios (+0,1).

No entanto, na passagem de fevereiro para março de 2024, na série com ajuste sazonal, a produção física da indústria do Espírito Santo recuou 4,7%, influenciada pela queda de 1,8% na indústria extrativa, enquanto a indústria de transformação avançou 1,3%.

 

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

Nota: A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a março foi divulgada na quinta-feira, 09 de maio de 2024, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Yuri Pimentel Coelho

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Ambiente de Negócios. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.