Produção industrial do Espírito Santo recua -8,4% em 2022

PUBLICADO EM 10 Fev 2023

A atividade industrial do Espírito Santo encerrou 2022 com uma queda acumulada de -8,4%, resultado superior à média nacional (-0,7%). Em 2021, a produção industrial do estado havia crescido 4,8%.

Essa queda registrada em 2022 pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a desaceleração mundial ao longo do ano, a redução na cotação internacional das principais commodities comercializadas pelo estado, aumento das taxas de juros nacional e internacional e do endividamento e inadimplência das famílias brasileiras.

Neste contexto, a queda da produção física da indústria capixaba em 2022 foi influenciada pelos recuos tanto na indústria extrativa (-18,7%) quanto na indústria de transformação (-3,5%).

Na indústria extrativa, as quedas foram disseminadas entre todas as atividades. Segundo os dados da ANP, a produção de petróleo caiu -34,6% e a de gás natural retraiu -37,6% no estado em 2022. Este comportamento do setor é explicado pelo processo de declínio natural dos poços offshore do estado. Já no minério, a produção reduziu -12,3% na comparação com 2021, de acordo com o relatório trimestral da Vale S.A.  

Na indústria de transformação (-3,5%), o destaque foi a elevação de 7,3% na produção de celulose, papel e produtos de papel de janeiro a dezembro de 2022. O resultado nessa atividade suavizou as quedas registradas nas fabricações de produtos de minerais não-metálicos (-10,1%) e alimentícios (-4,1%) e na metalurgia (-4,7%).

Para 2023, podem interferir no desempenho do setor industrial a continuidade da desaceleração econômica nos principais parceiros comerciais do estado e o aperto monetário ainda em curso nessas economias. Entre as expectativas favoráveis ao setor estão o processo de normalização das cadeias de produção global e a flexibilização da política de Covid-zero chinesa, que podem reduzir os custos dos insumos e do frete, favorecendo a produção industrial.

Confira outros destaques setoriais do resultado da PIM-PF para o Espírito Santo:

  • A fabricação de celulose, papel e produtos de papel foi a única atividade industrial a apresentar desempenho positivo em 2022, puxada pela produção de pasta química de madeira branqueada ou não.

  • No ano, a metalurgia caiu -4,7%, puxado pela menor fabricação de bobinas a quente de aços ao carbono não revestido.

  • Em 2022, a fabricação de produtos de minerais não metálicos acumulou queda de -10,1%, com queda na produção de granito talhado ou serrado (inclusive chapas para pias).

  • Na fabricação de alimentos, a queda foi de -4,1% no ano anterior, principalmente, pela queda na produção de bombons e chocolates, açúcar cristal e massas alimentícias secas.

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a dezembro foi divulgada na sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Rafael Almeida Leal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.