Relatório de Gestão 2019: Depoimentos e entrevistas
Entrevista com Mateus Simões de Freitas
Diretor
Regional do Senai/ES e Superintendente do Sesi/ES
Qual a importância que você credita à inovação organizacional na manutenção e fomento da inovação tecnológica nas organizações?
Alta importância. Inovações organizacionais são fundamentais para tornar as empresas modernas e flexíveis para oferecer produtos e serviços inovadores e que agreguem valor para os clientes.
Como conectar os pontos para gerar soluções inovadoras que emergem da diversidade nas empresas?
Atuar com inovação demanda processos e gestão muito bem estruturados. Análise de cenários, relatórios de tendências (especialmente as megatrends), “reports” de novas tecnologias desenvolvidas por centros de pesquisa referências no mundo são insumos valiosos e provocativos para propor inovações nas empresas.
Como cocriar caminhos para a inovação fluir de maneira humana e sistêmica nas organizações?
Equipes de autodesempenho e com autonomia é o primeiro grande passo para cocriar caminhos para a inovação. Com uma equipe de alto desempenho, usar métodos como os utilizados pelo Ideies envolvendo, inclusive, convidados externos, são boas práticas para fluir com eficácia e qualidade.
O que você considera serem os principais desafios/barreiras para uma empresa estabelecer uma mentalidade de inovação e implementação constante de novas ideias dentro de toda a empresa? E, neste caso, como você enxerga o Instituto?
Na minha opinião, vejo três grandes barreiras para estabelecer um processo de inovação nas empresas: 1. a clareza dos ganhos obtidos com os novos produtos/serviços, 2. a percepção que para realizar inovação são necessários altos investimentos e 3. a rotina da operação das empresas que consomem as equipes no cotidiano, canalizando energia nos desafios do presente, sem muito tempo para olhar o amanhã. Os serviços oferecidos pelo Ideies para as empresas, em especial na construção das rotas estratégicas, trazem maior clareza para as empresas enxergarem possibilidades de inovações. A partir das rotas, sugerir caminhos para “como” trilhar as rotas poderia facilitar ainda mais a clareza e a forma das empresas desenvolverem novos produtos, processos, serviços e modelos de negócio.
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Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Karina Goldner
Jornalista (Faesa). MBA em Marketing (FGV) e Gestão Empresarial (PUC-RJ). Trabalha desde 2005 no Sistema Findes, foi coordenadora de Marketing e coordenadora do Cindes, reimplantou a gestão de Câmaras Setoriais Industriais, Consats e Órgãos Colegiados e também atuou com os setores criativos. Possui experiência em relações públicas e gestão de projetos.