Satisfação dos industriais com a margem de lucro operacional se destaca no 3º trimestre de 2024 na pesquisa Sondagem Industrial
No terceiro trimestre de 2024, a percepção com a margem de lucro operacional dos industriais capixabas ganhou destaque na Pesquisa Sondagem Industrial. Após seis trimestres consecutivos de insatisfação, o indicador voltou a sinalizar satisfação entre os empresários. O índice cresceu 1,2 ponto em relação ao segundo trimestre, alcançando 50,4 pontos. Ao cruzar a linha divisória de 50,0 pontos, o indicador evidencia esse cenário positivo.
A pesquisa também apontou um aumento na satisfação dos industriais com a situação financeira de suas empresas. Em relação ao trimestre anterior, o indicador aumentou 0,6 ponto, registrando 54,1 pontos.
Quanto aos principais desafios enfrentados pelas indústrias do Espírito Santo, a falta ou o alto custo de trabalhador qualificado cresceu em posição no terceiro trimestre, liderando o ranking ao ser mencionada por 40,9% dos entrevistados. A elevada carga tributária, que de forma recorrente ocupava a primeira posição, caiu para o 2º lugar, citada por 31,0% dos empresários. Já a falta ou alto custo da matéria-prima manteve-se em 3º lugar, com 26,8% das indicações.
Análise mensal
Em setembro de 2024, a pesquisa indicou uma desaceleração na produção industrial capixaba comparado à agosto. Frente ao mês anterior, o indicador de volume de produção recuou 1,8 ponto, atingindo 49,4 pontos. O registro abaixo de 50,0 pontos aponta a contração na produção.
Por outro lado, o indicador de número de empregados cresceu 1,6 ponto, alcançando 50,0 pontos. A variação frente ao mês anterior revela uma melhora no indicador, embora o registro de 50,0 pontos indique estabilidade no emprego das indústrias capixabas.
No que se refere aos estoques, a pesquisa indicou aumento dos estoques, possivelmente em resposta a uma menor demanda de produtos finais. Na passagem de agosto para setembro, o indicador de evolução dos estoques cresceu 1,2 ponto, marcando 50,4 pontos. Também foi observado que, apesar do aumento dos estoques, a acumulação ficou aquém do esperado pelos empresários, uma vez que o indicador de estoques efetivo-planejado se posicionou abaixo de 50,0 pontos ao registrar 48,3 pontos, um recuo de 0,7 ponto ante ao mês anterior.
Expectativas
Na análise das expectativas dos industriais capixabas para os próximos 6 meses, a pesquisa Sondagem Industrial de outubro de 2024 apontou otimismo em todos os indicadores. Os índices, todos acima de 50,0 pontos, evidenciaram essa percepção positiva.
O índice de expectativas para demanda por produto registrou 56,8 pontos, um aumento de 0,1 ponto. Já o índice para número de empregados marcou 53,5 pontos, um crescimento de 0,4 ponto. Por sua vez, o índice para compra de matéria-prima retraiu 0,2 ponto, registrando 54,4 pontos.
Por fim, o índice de intenção de investimento apresentou um leve recuo de 0,2 ponto em relação a setembro, passando de 62,4 para 62,2 pontos, o que demonstra uma estabilidade na propensão dos industriais a investir.
A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.
28 Out
sondagem | sondagem-industrial 3tri (set/2024) |
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Sara Sarandy
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Pós-graduanda em Inteligência Analítica e Análise de Dados pela Universidade Vila Velha (UVV). Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.