Sondagem Industrial indica que a produção da indústria capixaba permanece em expansão em agosto de 2024
A pesquisa Sondagem Industrial do Espírito Santo de agosto de 2024 revelou que, embora uma parcela dos empresários tenha uma percepção de queda na produção em relação a julho, evidenciada pelo recuo de 3,4 pontos no indicador de volume de produção, o registro de 51,2 pontos no índice (1,2 pontos acima da linha divisória de 50,0 pontos) aponta que a produção industrial capixaba continua em expansão.
A pesquisa também mostrou que o número de empregados na indústria capixaba recuou em relação a julho. Na passagem de julho para agosto, o índice de número de empregados migrou de 52,2 para 48,4 pontos, uma redução de 3,8 pontos. Com o resultado abaixo da linha divisória de 50,0 pontos, o índice passou a indicar retração no emprego na indústria capixaba.
Em relação aos estoques de produtos finais, o índice de evolução dos estoques aumentou 0,7 ponto, registrando 49,0 pontos. Esse resultado abaixo de 50,0 pontos indica uma redução nos níveis de estoque das indústrias capixabas. Já o índice de estoques em relação ao planejado/desejado cresceu 0,6 ponto, alcançando 49,2 pontos. A análise desses resultados e a proximidade do registro dos dois indicadores sugere que a queda nos estoques estava alinhada com o planejamento dos industriais.
Expectativas
A pesquisa revelou que as expectativas dos industriais do Espírito Santo em setembro para os próximos 6 meses permanecem otimistas, mas de forma mais moderada em comparação com agosto. No mês, todos os indicadores de expectativas apresentaram queda, mas se mantiveram acima da linha divisória de 50,0 pontos, que indica otimismo.
As expectativas para demanda por produto apresentaram o maior registro no mês (56,7 pontos), apesar da queda de 3,3 pontos em relação a agosto. Em seguida, o indicador de expectativas para a quantidade exportada marcou 56,3 pontos, uma retração de 5,2 pontos. As perspectivas para compras de matéria-prima também recuaram (-3,8 pontos), atingindo 54,6 pontos, enquanto as expectativas para o número de empregados caíram 1,4 ponto, alcançando 53,1 pontos.
Em relação à intenção de investimento pelos industriais capixabas para os próximos 6 meses, o índice apresentou estabilidade em setembro, com um leve recuo de 0,4 ponto frente ao mês anterior, registrando 62,4 pontos. Esse resultado sugere estabilidade na intenção de investir pelos industriais.
A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Sara Sarandy
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Pós-graduanda em Inteligência Analítica e Análise de Dados pela Universidade Vila Velha (UVV). Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.