Sondagem Industrial revela expansão do indicador de volume de produção em maio de 2022

PUBLICADO EM 15 Jun 2022

Em maio de 2022, a pesquisa Sondagem industrial para o Espírito Santo mostrou que o indicador de volume de produção cresceu 7,7 pontos em relação ao mês anterior e registrou 52,3 pontos. Com esse resultado, o índice ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos, que separa expansão de contração, apontando expansão da produção industrial capixaba. Ainda frente a abril, o indicador de número de empregados (52,6 pontos) também apresentou aumento, de 2,6 pontos, e permaneceu acima da linha dos 50 pontos, indicando expansão do emprego nas indústrias do estado.

Em contrapartida, o índice de estoque de produtos finais apresentou leve redução de 0,3 ponto e registrou 50,3 pontos na passagem de abril para maio, apontando ainda expansão dos estoques nas indústrias ao se manter acima da linha divisória dos 50 pontos. No mesmo período, o indicador de estoque efetivo em relação ao planejado (51,2 pontos) reduziu 0,7 ponto em sua terceira queda consecutiva. Dessa forma, os estoques continuam se aproximando do nível desejado pelos empresários.

Expectativa

Entre os quatro índices de expectativas o indicador de demanda foi o único a aumentar (2,5 pontos) em junho de 2022 na comparação com o mês anterior, entretanto, os quatro índices registraram resultados otimistas ao permanecerem acima da linha dos 50 pontos que separa otimismo de pessimismo. Entre maio e junho, o indicador de número de empregados registrou 50,6 pontos após redução de 3,2 pontos e o índice de exportação (53,1 pontos) caiu 1,5 ponto. O indicador de compras de matéria- primas, por sua vez, não apresentou variação em relação ao mês anterior e se manteve com 56 pontos.

O índice de intenção de investimento alcançou 59,1 pontos em junho, após aumento de 0,7 ponto ante maio, apontando maior propensão a investir por parte  dos industriais capixabas. 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Nádia Neves

Graduanda em Ciências Econômicas pela UFES. Estagiária na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas, atua na execução de pesquisas primárias. Possui interesse em estudos econômicos conjunturais.