O BEC de fevereiro traz os dados sobre a vacinação contra a Covid-19 e analisa o desempenho das atividades econômicas no fechamento de 2020

PUBLICADO EM 26 Fev 2021

O processo de vacinação contra a Covid-19, iniciado em dezembro de 2020 em mais de 40 países, avançou durante o mês de fevereiro, porém o número de imunizados com a vacina em proporção ao total da população ainda é muito pequeno. De acordo com o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins, até o momento apenas 0,62% da população mundial está imunizada a partir das vacinas (com as duas doses necessárias a depender do regime da vacina). O baixo índice de imunização mundial contra a Covid-19 por meio da vacinação pode ser apontado como resultado da demora na formulação de contratos entre os países e os fabricantes, da demanda elevada por insumos para a fabricação de novas doses, da falta de acesso aos imunizantes pelos países mais pobres e dos atrasos nas entregas das vacinas já acordadas.

Quando analisada a relação de doses aplicadas por 100 habitantes, o mundo possui uma taxa de 2,9 aplicações a cada centena de pessoas, de acordo com os dados do Our World in Data. Nessa correlação, os países que mais vacinaram sua população são: Israel (91,5), Emirados Árabes Unidos (59,1), Reino Unido (28,6) e Estados Unidos (20,4).

No Brasil, até o momento, 8,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram administradas, sendo que 1,75 milhões de pessoas foram assim imunizadas – o que representa 0,83% da população brasileira. A diferença entre a quantidade de doses administradas e de pessoas imunizadas pode ser explicada por dois fatores: a necessidade de duas doses para ser atingido o percentual ótimo de proteção contra a Covid-19 e o intervalo (podendo variar de 2 semanas a 4 meses a depender da vacina) entre essas doses. Na comparação por 100 habitantes, o Brasil registra uma taxa de 3,7 doses aplicadas a cada 100 pessoas.

Por enquanto, o Espírito Santo recebeu 268,4 mil doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, das quais 117,0 mil foram administradas na primeira dose e 18,0 mil na segunda – 0,47% da população estadual. O Governo do estado aguarda o repasse de mais vacinas do Ministério para então reconduzi-las aos municípios capixabas.

Os avanços nos processos de vacinação, nos acessos às vacinas pelos países mais pobres, nas testagens em massa, nas pesquisas de medicamentos e tratamentos eficazes contra a Covid-19 e na rastreabilidade de novas cepas do vírus são importantes para a retomada sustentável da economia em todo o mundo, que depende da circulação segura de pessoas e mercadorias e, na atual crise sanitária, depende também de um sistema de saúde não sobrecarregado em função da doença. Além disso, esses avanços permitem evitar outras paralisações temporárias de atividades econômicas, bem como reestabelecer aquelas ainda suspensas.

 

Atividade Econômica

Em fevereiro foram divulgados os resultados dos desempenhos das atividades econômicas no fechamento de 2020. No Brasil, a indústria (-4,5%), o comércio varejista ampliado (-1,5%) e os serviços (-7,8%) recuaram em relação a 2019, marcados pelos efeitos da pandemia. No Espírito Santo, exceto o volume de vendas nos comércios varejista (4,6%) e varejista ampliado (4,0%), a produção física industrial e o volume de serviços acumularam quedas de -13,9% e -7,4%, respectivamente.

Desempenho Industrial

A produção industrial retraiu -4,5% no Brasil e -13,9% no Espírito Santo em 2020. No estado, a indústria extrativa recuou -28,9% e exerceu o maior peso sobre o desempenho anual da indústria capixaba. A indústria de transformação variou -0,9%, influenciada pela queda de -15,6% na metalurgia, já que as demais atividades pesquisadas no estado cresceram no ano, com destaque para a expansão de 21,8% na fabricação de celulose, papel e produtos de papel.

Preços, Juros e Crédito

A inflação registrada em janeiro foi de 0,25% no Brasil e de 0,44% na RMGV. No acumulado em 12 meses o IPCA alcançou 4,56% no país, acima da meta de inflação de 3,75% em 2021. A seção traz o box que analisa a evolução recente dos preços dos combustíveis, a partir dos preços médios de paridade de importação (PPI), do produtor, de distribuição e de revenda.

Finanças Públicas Estaduais

De acordo com o último Relatório de Execução Orçamentária, o Espírito Santo apresentou um resultado nominal de R$ 0,8 bilhão, um dos três menores níveis de endividamento (9,1%) e posicionamento abaixo do limite para despesas com pessoal (em relação à receita Corrente Líquida) em 2020. O estado manteve-se como um destaque nacional no que tange à organização fiscal, especialmente em um ano marcado pelo combate à pandemia de Covid-19.

Boletim Econômico Capixaba é uma publicação mensal do Ideies sobre a conjuntura econômica do Espírito Santo e do Brasil.

Para acessar o arquivo com a edição completa do Boletim, clique aqui.

Para acessar o arquivo com todos os gráfios e tabelas desta edição do Boletim, clique aqui.

 

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.