Primeira sondagem da construção de 2021 revela maior otimismo entre os empresários do setor

PUBLICADO EM 26 Fev 2021

A pesquisa Sondagem indústria da construção para o Espírito Santo de janeiro de 2021 mostrou aumento de 9,7 pontos no indicador de evolução do nível de atividade em relação ao mês anterior, atingindo 50,4 pontos. Ao se situar acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador aponta para aumento da atividade no mês, além disso, o valor é maior para o índice desde fevereiro de 2020. O índice de evolução do número de empregados alcançou 45,9 pontos em janeiro de 2021, após aumento de 2,3 pontos frente a dezembro de 2020. Mesmo com essa alta, o índice se mantém abaixo da linha divisória dos 50 pontos e revela recuo do emprego no setor. 

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) da indústria da construção capixaba recuou 4,0 pontos percentuais (p.p.) entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, marcando 58%. Com a queda, o indicador passa a se localizar abaixo da sua média histórica (60%) e traduz maior ociosidade no setor.

Expectativas

Todos os quatro indicadores de expectativas aumentaram na passagem de janeiro para fevereiro de 2021, assim, os índices revelam um otimismo ainda mais intenso e disseminado entre os empresários capixabas do setor de construção. Entre os índices, o destaque é para as expectivas em relação a compra de insumos e matérias-primas, que cresceu 5,8 pontos e registrou 61,2 pontos, maior valor desde fevereiro de 2013. 

Em fevereiro de 2021, o indicador de intenção de investimento aumentou 12,0 pontos em comparação a janeiro e registrou 48,7 pontos. Esse valor é 14,6 pontos superior à sua média histórica (31,4 pontos) e reflete propensão à investir na indústria por parte dos indústriais capixabas da construção. 

Acesse o relatório com as informações do 4º trimestre de 2020 aqui

A Sondagem Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduado em economia pela UFES. Atua como analista de estudos e pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável pela execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.