Sondagem da construção aponta maior otimismo entre os empresários capixabas do setor

PUBLICADO EM 03 Dez 2020

A pesquisa Sondagem indústria da construção para o Espírito Santo de outubro de 2020 mostrou novos aumentos dos índices de evolução do nível de atividade e do número de empregados, que se descolam cada vez mais do baixo patamar alcançado entre os meses de março e junho, no início da pandemia.
  
O indicador de evolução do nível de atividade atingiu 50,0 pontos em outubro de 2020, com aumento de 3,7 pontos em relação a setembro. Com esse resultado o indicador não situou abaixo da linha divisória dos 50 pontos pela primeira vez desde o início da crise. O índice de evolução do número de empregados cresceu 4,9 pontos entre setembro e outubro de 2020 e marcou 49,0 pontos, maior valor para o indicador desde janeiro (51,7 pontos).

Expectativas

Em novembro, os indicadores de expectativa da indústria da construção registraram aumento frente a outubro, com isso, todos os quatro índices passaram a se localizar acima da linha divisória dos 50 pontos e mostrar otimismo para os próximos seis meses por parte dos industriais capixabas do setor. O índice de intenção de investimento não apresentou alterações entre outubro e novembro de 2020, registrando 40,5 pontos. 

Trimestral

O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico e interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil. Além disso, trimestralmente, o leitor tem disponível um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e às expectativas para os próximos seis meses.

Acesse o relatório com as informações do 3º trimestre de 2020 aqui

A Sondagem Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduando em Ciências Econômicas pela UFES. Auxiliar na Gerência do Observatório da Indústria, atua na execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.