Sondagem Indústria da Construção aponta baixa dos indicadores de atividades em outubro de 2022

PUBLICADO EM 05 Dez 2022

Na passagem de setembro para outubro de 2022, a pesquisa Sondagem da Indústria da Construção para o Espírito Santo registrou queda para todos os indicadores de atividade.

O índice de número de empregados caiu 3,7 pontos, marcando 51,6 pontos; apesar da queda, permaneceu acima da linha divisória de 50,0 pontos, sinalizando crescimento. Por sua vez, o índice nível de atividade apontou estabilidade ao marcar 50,0 pontos exatos após baixa de 5,3 pontos. Já o nível de atividade em relação ao usual recuou pelo terceiro mês consecutivo (-3,3 pontos) e registrou 42,1 pontos.

O índice de Utilização da Capacidade de Operação (UCO) também caiu e registrou 68,0% frente a setembro, uma queda de 5,0 pontos percentuais (p.p.), indicando maior ociosidade do setor.

Expectativas

Em novembro de 2022, os quatro indicadores de expectativa da indústria da construção capixaba apresentaram redução em comparação com outubro. Apesar disso, todos permaneceram acima da linha divisória de 50,0 pontos, indicando otimismo para os próximos 6 meses, ainda que menos disseminado.

O índice de expectativa sobre o nível de atividade registrou 51,6 pontos após queda de 6,5 pontos, maior queda do ano e terceira consecutiva. O índice de novos empreendimentos e serviços recuou 6,4 pontos e marcou 50,4 pontos. O índice de compra de insumos e matéria-prima reduziu 5,2 pontos e apresentou 51,6 pontos. E o índice de número de empregados registrou 54,8 pontos, redução de 2,0 pontos.

Entre outubro e novembro de 2022, o índice de intenção de investimentos também caiu (-2,4 pontos), registrando 50,8 pontos. Com este resultado, o indicador apontou para menor propensão dos industriais da construção a investir, mas permanece ainda acima de sua média histórica de 36,2 pontos.



 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.