Sondagem industrial aponta avanço no volume de produção e na geração de empregos em maio

PUBLICADO EM 23 Jun 2021

Em maio de 2021, a pesquisa sondagem industrial mostrou desempenho positivo da atividade industrial no Espírito Santo. O indicador de volume de produção cresceu 8,8 pontos entre abril e maio de 2021 e atingiu 51,0 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos, o que indica crescimento da produção industrial. Já o índice de evolução do número de empregados recuou 0,4 ponto em maio e registrou 50,4 pontos. Apesar da queda, o índice se mantém acima da linha dos 50 pontos, mostrando aumento do emprego industrial. É a primeira vez em seis meses que ambos os índices se localizam acima da linha divisória juntos.

O indicador de evolução dos estoques alcançou 49,1 pontos em maio de 2021, após redução de 3,9 pontos ante abril, revelando recuo nos estoques no mês. O índice de estoques em relação ao planejado caiu de 55,5 para 54,3 pontos na passagem de abril para maio. Mesmo com a redução, os estoques se mantêm acima do desejado pela indústria. 

Expectativas

Em junho de 2021, verificou-se aumento do otimismo dos empresários industriais capixabas para os próximos seis meses, com três dos quatro indicadores de expectavivas ampliando frente a maio. Os indicadores de expectativas que apresentaram crescimento em junho de 2021 foram os de demanda por produtos, número de empregos e compra de matéria prima, que registraram 58,9, 50,7 e 54,9 pontos, respectivamente. O único indicador que apresentou recuo foi o de quantidade exportada, que diminuiu 2,4 pontos em junho de 2021, alcançando 57,9 pontos. 

O índice de intenção de investimentos aumentou 1,0 ponto entre maio e junho de 2021 e atingiu 58,1 pontos em sua segunda alta consecutiva. Com o resultado, o indicador se localiza 5,8 pontos acima de sua média histórica (52,3 pontos).

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduado em economia pela UFES. Atua como analista de estudos e pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável pela execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.