Sondagem industrial aponta melhora das condições financeiras das indústrias capixabas no 2º trimestre

PUBLICADO EM 26 Jul 2021

A pesquisa sondagem industrial para o Espírito Santo em junho de 2021 mostrou manutenção do crescimento do volume de produção industrial, pois o indicador atingiu 50,4 pontos e continua se localizando acima da linha divisória dos 50 pontos. O indicador de evolução do número de empregados, por sua vez, após cair 1,0 ponto entre maio e junho de 2021, cruzou a linha dos 50 pontos e alcançou 49,4 pontos, passando a indicar redução do emprego industrial no Espírito Santo. 

Análise trimestral

No segundo trimestre de 2021, os indicadores de condições financeiras cresceram significamente frente ao trimestre aterior. O índice de situação financeira cresceu 6,4 pontos entre o 1º e 2º trimestre de 2021, atingindo 52,4 pontos. Assim, o indicador ultrapassou a linha dos 50 pontos, revelando satisfação dos industriais capixabas em relação à situação financeira de suas empresas. Já o indicador de margem de lucro operacional (48,1 pontos), mesmo crescendo 6,4 pontos, se localizou abaixo a linha divisória dos 50 pontos.

A falta ou alto custo da matéria prima permaneceu como principal problema que afeta a indústria do Espírito Santo, assinalado por 53,3% dos empresários pesquisados. Na sequência, a elevada carga tributária (32,5%) foi o segundo problema mais relatado pelas empresas.

Expectativas

Em julho de 2021, os indicadores de expectativas para os próximos seis meses se mantiveram acima da linha divisória dos 50 pontos, que divide pessimismo e otimismo. O indicador de expectativas para o número de empregados atingiu 52,8 pontos, após crescer 2,1 pontos entre junho e julho de 2021. Nessa mesma base de comparação, o indicador de expectativas para compra de matéria prima aumentou 2,0 pontos e marcou 56,9 pontos. Por outro lado, os indicadores de expectativas para demanda por produtos e quantidade exportada recuaram 1,0 e 1,5 ponto na passagem de junho para julho de 2021, respectivamente, registrando 57,9 e 56,4 pontos, nesta ordem.

O indicador de investimento na indústria ampliou 1,4 ponto e alcançou 59,5 pontos. Esse é o terceiro aumento consecutivo do indicador, que está 7,1 pontos acima de sua média histórica (52,4 pontos).


A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduado em economia pela UFES. Atua como analista de estudos e pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável pela execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.