Sondagem Industrial revela baixa nos indicadores de expectativas em novembro de 2022

PUBLICADO EM 05 Dez 2022

A pesquisa Sondagem Industrial para o Espírito Santo de outubro de 2022 mostrou que o indicador de volume de produção e o indicador de número de empregados reduziram em comparação com o mês anterior. O índice de volume de produção caiu 3,2 pontos e registrou 46,8 pontos. Já o índice de número de empregados caiu 4,2 pontos e marcou 48,5 pontos. Ambos cruzaram a linha divisória de 50,0 pontos, que separa expansão de contração, apontando redução destas atividades.

Por sua vez, os indicadores de estoque aumentaram na passagem de setembro para outubro de 2022. O índice de estoque de produtos finais ultrapassou a linha divisória de 50,0 pontos ao crescer 3,6 pontos, passando de 49,4 para 53,0 pontos, indicando expansão dos estoques nas indústrias. Já o índice de estoque de produtos finais em relação ao planejado registrou 53,1 pontos, um crescimento de 0,7 ponto, indicando estoques acima do planejado.

Expectativa

Em novembro de 2022, todos os quatro indicadores de expectativas reduziram frente a outubro. O índice de demanda por produto foi o único a permanecer acima da linha divisória ao marcar 50,5 pontos (-7,6 pontos comparado com o mês anterior), indicando otimismo, ainda que menos disseminado, para os próximos 6 meses. Os demais indicadores, ao registrarem valores abaixo de 50,0 pontos, apontam pessimismo dos empresários para o futuro próximo. O indicador de número de empregados reduziu 4,7 pontos e marcou 48,1 pontos. O indicador de compra de matéria-prima caiu 8,1 pontos e registrou 47,5 pontos. Por sua vez, o indicador de quantidade exportada marcou 46,7 pontos, uma queda de 5,6 pontos.

O índice de investimentos também caiu entre outubro e novembro de 2022, passando de 58,8 para 55,0 pontos (-3,8 pontos), indicando menor propensão a investir dos industriais capixabas.



 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.