Em outubro, Sondagem Industrial continua apontando otimismo dos industriais capixabas, apesar de recuo dos índices de expectativa

PUBLICADO EM 23 Nov 2021

Analise mensal

No mês de outubro de 2021, a pesquisa Sondagem Industrial apresentou queda em todos os quatros indicadores de acompanhamento mensal para o Espírito Santo. O indicador de evolução dos estoques marcou 48,4 pontos no mês, com queda de 4,6 pontos em relação a setembro. O estoque efetivo em relação ao planejado também recuou (3,3 pontos) e atingiu 49,2 pontos, o que indica que os estoques da indústria capixaba estão abaixo do planejado.

O volume de produção caiu 1,4 ponto entre setembro e outubro de 2021 e registrou 48,4 pontos. Por sua vez, o indicador para o número de empregados (51,9 pontos) ficou 1,8 ponto abaixo do mês de setembro de 2021, no entanto, permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, o que sinaliza expansão do emprego.

Expectativas

Em novembro de 2021, três dos quatros indicadores de expectativas para os próximos seis meses apresentaram queda em relação a outubro de 2021. O índice de expectativas de exportação apresentou a maior queda, 4,8 pontos e registrou 51,6 pontos. O índice de número de empregados também caiu (2,4 pontos) e atingiu a linha divisória dos 50 pontos. O índice de expectativa de matéria-prima saiu de 54,1 em outubro para 53,4 pontos em novembro de 2021. Em relação às expectativas de demanda por produtos, observou-se que o índice estagnou em 56,1 pontos em novembro ante outubro de 2021.

Por fim, o índice de intenção de investimento atingiu 59,2 pontos em novembro de 2021. Embora o índice tenha caído 1,6 ponto em relação a outubro, nota-se que o indicador segue acima da sua média histórica (52,7 pontos).



A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Christian Kobunda

Economista graduado na (UFU) e mestre em Economia pela (UFES). Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência do Observatório da Indústria. Possui interesse em modelagem de dados em séries temporais, estudos macroeconômicos, setoriais, econômicos e industriais.