Infraestrutura rodoviária e desenvolvimento econômico capixaba
O Espírito Santo em um raio de 1.200 km abrange os principais centros consumidores do Brasil, como Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Assegurar uma boa condição da malha rodoviária capixaba é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado.
A malha de rodovias federais, no Espírito Santo, tem
uma dimensão total de 1,6 mil km e as rodovias estaduais somam 6,5 mil km. Entre as rodovias, destacam-se a BR 101, BR-381, BR-259,
BR-262, ES-80 e ES-60, que se caracterizam pelo denso fluxo de movimentação de
veículos de carga e de passageiros. Por serem rodovias de conexão e
de rotas de saída da produção, tanto para o mercado interno quanto para o
externo, são consideradas corredores logísticos
estratégicos.
Estas rodovias são importantes, principalmente, pela conexão com a estrutura do complexo portuário capixaba. O Espírito Santo é o quarto estado brasileiro com maior movimentação portuária e garantir o escoamento da produção antes e após a chegada no porto é fundamental.
É a
partir de uma infraestrutura logística eficiente que o Espírito Santo deve se
conectar com o restante do país e com o mundo.
O mercado consumidor do estado é
de apenas 3,9 milhões de pessoas, é muito importante que as empresas capixabas
consigam se manter competitivas após a saída dos produtos das fábricas.
E para
isso os custos de transporte impactam diretamente no preço final dos produtos.
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13 Jun
Fato Econômico Capixaba | FEC (jun/2019) |
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Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Alirio Aguilar
Economista e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Atua como Analista Sênior na Gerência de Ambiente de Negócios, com foco em conjuntura econômica, crédito e temáticas relacionadas com a indústria.