Produção industrial capixaba avança 31,7% na comparação com julho de 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em setembro, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional referente a julho de 2023. A produção física da indústria do Espírito Santo apresentou crescimento de 31,7% em comparação com julho de 2022, configurando a 2ª maior alta entre os estados brasileiros pesquisados, atrás apenas do Rio Grande do Norte (50,7%).
O desempenho positivo do setor industrial capixaba, na comparação interanual, foi puxado pelo crescimento de 65,2% da indústria extrativa. Esse aumento pode ser atribuído à recuperação observada ao longo de 2023 do setor de petróleo e gás natural, devido: (i) ao aumento da produção onshore no norte do estado, (ii) ao retorno da FPSO Cidade de Anchieta, (iii) à retomada da produção no Campo Golfinho, após a BW Offshore assumir as operações, (iv) ao aumento de produção no Campo de Argonauta, e (v) à base de comparação deprimida em julho de 2022.
Por sua vez, o recuo de 3,0% da indústria de transformação frente a julho de 2022 não comprometeu o crescimento da indústria geral capixaba. Entre as atividades da indústria de transformação, apenas a fabricação de celulose, papel e produtos de papel registrou crescimento, na ordem de 5,5%.
Na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajustes sazonais, a produção industrial capixaba recuou 2,1%, primeira queda mensal após três crescimentos consecutivos. Já no acumulado do ano de janeiro a julho a produção industrial capixaba assinalou crescimento de 4,2%, impulsionada pela expansão de 12,8% da indústria extrativa, ao passo que a indústria de transformação contraiu 8,7% no ano.
Os dados da PIM-PF referentes a julho de 2023 revelaram que a indústria extrativa é a principal responsável pelo crescimento do setor industrial do Espírito Santo no ano, enquanto a indústria de transformação ainda enfrenta desafios para se recuperar.
Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.
Nota: A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a julho foi divulgada na quarta-feira, 13 de setembro de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.
13 Set
Notas Conjunturais | PIM-PF Regional (set/2023) |
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Yuri Pimentel Coelho
Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Ambiente de Negócios. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.