Produção industrial do Espírito Santo cresce 1,6% na passagem de janeiro para fevereiro
Esse é o segundo avanço consecutivo apresentado pela indústria capixaba sob essa base de comparação, após a produção crescer 18,2% no mês anterior. Com o desempenho do mês, o crescimento da fabricação de produtos industriais no estado ficou acima da média nacional, que variou -0,2% no período.
Produção da Indústria extrativa capixaba cresce 5,0% em fevereiro frente ao mesmo período do ano anterior
A produção da indústria geral capixaba apresentou uma variação de -0,6% em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2022. Cabe destacar que fevereiro de 2023 contou com 18 dias úteis, um dia útil a menos do que o mesmo mês do ano passado.
Esse resultado negativo da indústria capixaba foi influenciado pelo desempenho da indústria de transformação, que apresentou um recuo de -9,8% no período. Entre as atividades do setor pesquisadas pelo IBGE, a maior queda foi registrada na fabricação de produtos de minerais não metálicos, que frente a fevereiro de 2022 recuou -19,9%. Além disso, o resultado do setor gerou o maior impacto negativo (-2,07 p.p.) no desempenho da indústria capixaba no período.
Na outra ponta, a indústria extrativa do estado apresentou crescimento de 5,0% na comparação com fevereiro de 2022. Esse, inclusive, foi o primeiro resultado positivo do setor sob essa base de comparação desde junho de 2021.
De acordo com o IBGE, o desempenho da indústria extrativa do estado em fevereiro é explicado pelo aumento na produção de pelotas de minério. De acordo com o relatório trimestral da Vale S.A., nos primeiros três meses desse ano, houve um expressivo aumento (de 206,8%) na produção da planta de Tubarão 3 no 1º trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado (quando se encontrava em uma fase mais longa de manutenção programada).
Também contribuiu para o resultado positivo da indústria extrativa a produção de gás natural. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de gás natural variou 0,4% frente a fevereiro de 2022, enquanto a de petróleo caiu -3,0%.
Nesse início de ano, o minério de ferro tem apresentado comportamento positivo motivado pelo aumento da demanda chinesa por esse insumo siderúrgico, após a suspensão das restrições impostas pela política de Covid zero no país. Por essa razão, a cotação internacional da commodity tem apresentado variação positiva nos últimos meses, muito embora siga abaixo do verificado no 1º bimestre de 2023.
Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.
A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a fevereiro foi divulgada na quarta-feira, 26 de abril de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 93,7% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.
27 Abr
Notas Conjunturais | PIM-PF Regional (abr/2/2023) |
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Rafael Almeida Leal
Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.