Produção industrial do Espírito Santo cresce 18,6% em janeiro de 2023 frente a dezembro do ano passado

PUBLICADO EM 06 Abr 2023

Após a série passar por uma recente revisão metodológica, que propiciou uma atualização na seleção de empresas e ajustes nos pesos dos produtos e atividades, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou a primeira Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-PF Regional) de 2023, com os dados para o Espírito Santo referentes a janeiro.

No primeiro mês do ano, a produção industrial capixaba avançou 18,6% na comparação com dezembro de 2022, já descontado os efeitos sazonais. Entre as 15 regiões com dados divulgados para essa base de comparação, o Espírito Santo obteve o maior crescimento em janeiro, seguido por Pernambuco (17,3%). A produção do ES também ficou acima da média nacional, que variou negativamente em -0,3%.

No período, o bom resultado da produção industrial do Espírito Santo veio em linha com uma maior extração de petróleo e gás no estado. Em janeiro, segundo as informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção capixaba de petróleo (31,9%) e gás natural (20,3%) cresceu na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023.

Para o decorrer de 2023, o nível da produção industrial capixaba vai depender de fatores internos e externos. No âmbito internacional, a menor expectativa de crescimento econômico pode reduzir a demanda por produtos da indústria. Internamente, as atenções ficam voltadas sobre os movimentos da política monetária e fiscal, pois impactam a capacidade financeira e as expectativas dos agentes produtivos.

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a janeiro foi divulgada na quinta-feira, 06 de abril de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Rafael Almeida Leal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.