Produção industrial capixaba acumula redução de -7,2% até novembro de 2022

PUBLICADO EM 13 Jan 2023

Entre os meses de janeiro a novembro de 2022, a indústria extrativa do Espírito Santo acumulou queda de -18,3%, pressionada pelos resultados negativos na produção de petróleo, gás natural e pelotas de minério de ferro. A atividade da indústria geral do estado também foi impactada pela queda de -1,9% na indústria de transformação.

No entanto, destaca-se para esse período o crescimento de 8,4% na produção de celulose, papel e produtos de papel no estado. Em 2022, essa relevante atividade industrial do estado foi beneficiada pela demanda externa aquecida e pelos sucessivos aumentos na cotação internacional da fibra de eucalipto.

Na passagem de outubro para novembro, a indústria capixaba apresentou avanço de 7,6%, puxada pelos bons desempenhos da indústria de transformação (4,6%) e extrativa (0,3%). Sob essa base de comparação, a atividade de celulose, papel e produtos de papel também apresentou importante crescimento na produção (19,2%), puxando o desempenho da indústria de transformação no estado.

Em 2022, as indústrias brasileiras e capixabas enfrentaram diversos desafios simultâneos. Entre eles, cabe destacar a elevação e a persistência inflacionária mundial, seguida por um processo de aperto monetário global.

Em nível nacional, apesar das medidas de estímulo fiscal do governo, a inflação (principalmente de alimentos) e a estabilidade da massa de rendimentos, geraram impactos negativos sobre o consumo de bens industriais. Nesse sentido, para o fechamento do ano de 2022, a expectativa é de que as indústrias do Brasil e do Espírito Santo mantenham a tendência de redução apresentada ao longo do ano.

Confira outros destaques setoriais do resultado da PIM-PF para o Espírito Santo:

  • A fabricação de minerais não-metálicos acumulou queda de -9,0% até novembro de 2022, puxada pela menor produção de granito talhado ou cerrado.

  • Nessa base de comparação, a metalurgia caiu -1,6%, pressionada pelas menores produções de bobinas a quente de aço, lingotes, blocos ou tarugos e bobinas a frio de aços.

  • No acumulado do ano, a fabricação de alimentos acumulou alta de -3,3%, com quedas na fabricação de bombons e chocolates com cacau, açúcar cristal e massas alimentícias secas.

  • Na comparação entre novembro de 2022 e novembro de 2021, a produção industrial do estado caiu -21,3%, puxado pela queda de -7,4% na indústria extrativa e -0,4% na transformação. 

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a novembro foi divulgada na sexta-feira, 13 de janeiro de 2023, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Rafael Almeida Leal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.