Sondagem indústria da construção aponta alta do indicador de nível de atividade em agosto de 2022

PUBLICADO EM 20 Set 2022

A pesquisa Sondagem Industria da Construção para o Espírito Santo mostrou estabilidade do indicador de utilização da capacidade de operação (UCO) que se manteve em 69% na passagem de julho para agosto de 2022. O índice de nível de atividade, por sua vez, aumentou 6,4 pontos e atingiu 58,9 pontos no mesmo período, indicando expansão da atividade industrial, ao se manter acima da linha divisória dos 50 pontos.

O indicador de número de empregados aumentou 4,4 pontos em agosto de 2022 na comparação com o mês anterior e registrou 55,8 pontos. Com esse resultado  o índice superou o valor alcançado no mesmo período de 2021 (47,5 pontos) e se localizou pelo segundo mês cosecutivo acima da linha divisória, apontando expansão do emprego nas industrias do setor.

Expectativas

Dois dos quatro indicadores de expectativas para os próximos seis meses apresentaram redução na passagem de agosto para setembro de 2022, entretanto, todos permaneceram acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa otimismo de pessimismo, refletindo otimismo dos empresários consultados. O índice de nível de atividade (59,1 pontos) caiu 1,8 ponto no período enquanto o indicador de compra de insumos e matéria-prima (59,0 pontos) reduziu 0,4 ponto. Já o índice de novos empreendimentos e serviços (58,4 pontos) aumentou 1,3 ponto e o indicador de número de empregados se manteve com 57,1 pontos na mesma base de comparação.

O índice de intenção de investimentos (50,1 pontos) apresentou redução de 7,6 pontos entre agosto e setembro, indicando menor propensão dos industriais a investir, contudo, o indicador permanece superior à sua média histórica de 36,2 pontos.



A Sondagem Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Nádia Neves

Graduanda em Ciências Econômicas pela UFES. Estagiária na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas, atua na execução de pesquisas primárias. Possui interesse em estudos econômicos conjunturais.