Sondagem Industrial aponta recuo do indicador de volume de produção em abril de 2022
A pesquisa Sondagem Industrial de abril de 2022 mostrou que o indicador de volume de produção caiu 10,2 pontos em comparação ao mês anterior. Dessa forma, o índice teve queda superior ao aumento alcançado em março de 9,0 pontos e passou a se localizar abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa expansão de contração, com 44,6 pontos, indicando retração da produção nas indústrias capixabas.
O indicador de número de empregados também apresentou queda na passagem de março para abril ao reduzir 0,3 ponto e registrar exatos 50,0 pontos, assim como o índice de estoque de produtos finais, que também alcançou 50,0 pontos, após a redução de 0,5 ponto no mesmo período. O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado reduziu 1,2 ponto, porém, permaneceu acima da linha divisória com 51,9 pontos. Esse resultado indica que os estoques nas indústrias se aproximam do nível desejado pelos industriais.
Expectativas
Os quatro índices de expectativa seguiram acima da linha divisória dos 50 pontos, apontando perspectivas positivas entre os industriais capixabas pesquisados entre abril e maio de 2022. No período, os índices de compra de matéria prima (56,0 pontos) e de número de empregados (53,8 pontos) aumentaram, respectivamente, 0,9 e 0,2 ponto. Já o indicador de expectativa de quantidade exportada (51,6 pontos) teve a queda mais expressiva de 7,2 pontos, seguido pelo índice de demandada por produtos que diminuiu 0,6 ponto e registrou 57,2 pontos na mesma base de comparação.
O indicador de intenção de investimento recuou 2,1 pontos e registrou 58,4 pontos na passagem de abril para maio de 2022, indicando retração na propensão a investir dos industriais, contudo, o índice continua acima de sua média histórica (53,1 pontos).
Leia também
Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria
Nádia Neves
Graduanda em Ciências Econômicas pela UFES. Estagiária na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas, atua na execução de pesquisas primárias. Possui interesse em estudos econômicos conjunturais.