Sondagem Indústria da Construção mostra estabilidade no número de empregados da indústria do setor capixaba em março de 2024

PUBLICADO EM 07 Mai 2024

Em março de 2024, os indicadores da pesquisa da Sondagem Indústria da Construção para o Espírito Santo mostraram melhora, mas baixa nas atividades da indústria do setor e estabilidade no número de empregados. A pesquisa também indicou maior ociosidade da indústria da construção.

Frente a fevereiro, o índice de nível de atividade aumentou 0,5 ponto e o índice de nível de atividade em relação ao usual cresceu 1,1 ponto, apontando melhora na atividade do setor. No entanto, ambos registraram 48,1 pontos. Ao apresentarem registros abaixo de 50,0 pontos, mostram atividade em baixa na construção e atividade aquém do usual para os industriais do setor. O índice de número de empregados também apresentou melhora ao aumentar 3,0 pontos frente a fevereiro, mas indicou estabilidade com o registro de 50,0 pontos no indicador.

O índice de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), por sua vez, passou de 81,0% em fevereiro para 76,0% em março, um recuo de 4,0 pontos percentuais (p.p.), mostrando maior ociosidade da indústria da construção capixaba.

Análise trimestral

No 1º trimestre de 2024, os industriais da construção se mostraram insatisfeitos com a situação financeira e com a margem de lucro operacional de suas empresas, evidenciado pela queda nos indicadores e registros abaixo de 50,0 pontos. Frente ao trimestre anterior, o índice de satisfação com a situação financeira recuou 0,4 ponto e registrou 46,2 pontos, e o índice de satisfação com a margem de lucro operacional sofreu forte queda de 7,8 pontos, registrando 40,5 pontos.

O acesso ao crédito, por sua vez, se mostrou menos difícil. Entre um trimestre e outro, o indicador de facilidade de acesso ao crédito aumentou 4,9 pontos, marcando 45,8 pontos.

Ainda no 1º trimestre, o principal problema relatado pelos industriais da construção foi a falta ou alto custo de trabalhador qualificado, apontado por 45,5% dos entrevistados. Cabe destacar que esse desafio ocupava o 2º lugar no ranking de principais problemas no último trimestre de 2023, ganhando importância no atual período.

Expectativas

As expectativas para os próximos 6 meses dos industriais do setor da construção capixaba se mantiveram otimistas em abril de 2024, mostrou a pesquisa, após registros acima de 50,0 pontos em todos os indicadores.

Apesar disso, com exceção do indicador de número de empregados, todos os outros indicadores recuaram frente a março, mostrando um otimismo mais moderado.  

Entre março e abril, o índice de número de empregados aumentou 0,5 ponto, registrando 56,8 pontos; o índice de nível de atividade recuou 5,7 pontos e marcou 55,7 pontos; e os índices de compra de matéria-prima e de novos empreendimentos e serviços passaram, ambos, de 59,3 para 58,7 pontos, uma queda de 0,6 ponto.

Por sua vez, diminuiu a intenção de investimento do empresário industrial da construção em abril. Ante a março, o indicador caiu 10,1 pontos, registrando 44,6 pontos (neste indicador, quanto maior o índice, maior a propensão em investir).



A Sondagem Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.