Sondagem industrial aponta aumento no volume de produção e emprego na indústria capixaba em julho

PUBLICADO EM 19 Ago 2021

A pesquisa Sondagem Industrial referente ao mês de julho apresentou elevação do indicador de volume de produção de 0,9 ponto em relação ao mês anterior, alcançando 51,3 pontos, o que indica expansão do volume de produção industrial ao permanecer acima da linha divisória de 50 pontos. O índice do número de empregados também apresentou variação positiva de 2,3 pontos em comparação ao mês de junho e atingiu 51,7 pontos em julho, apontando aumento no nível de emprego ao ultrapassar a linha divisória de 50 pontos.

O indicador de evolução do estoque registrou 52,1 pontos, após aumento de 2,9 pontos em julho frente a junho. Com essa alta o índice passou a se localizar acima da linha divisória de 50 pontos, refletindo aumento dos estoques das indústrias do ES no mês. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado se elevou em 2,3 pontos entre junho e julho de 2021, mantendo-se acima da linha de 50 pontos, o que revela um nível maior de estoque em comparação ao planejado pelas indústrias.

Expectativas

Apenas dois dos indicadores referente às expectativas dos empresários apresentaram elevação na passagem de julho para agosto de 2021, contudo, os cinco índices permaneceram acima da linha divisória de 50 pontos, expressando otimismo dos empresários. Os indicadores que apresentaram elevação foram o de expectativas de demanda por produtos (3,0 pontos) que registrou 67,9 pontos em julho de 2021 e o de expectativas para exportação (2,6 pontos) que registrou 59,0 pontos em relação ao mês precedente.

Por sua vez, o indicador de expectativas para compras de matéria-prima apresentou redução de 1,7 ponto entre julho e agosto de 2021 e registrou 56,2 pontos. Nessa mesma base de comparação, o índice de expectativas de número de empregados reduziu 0,2 ponto e marcou 52,6 pontos. Apesar dessa redução, o indicador permanece acima da linha de 50 pontos e indica otimismo quanto a novas contratações na indústria capixaba.

O indicador de intenção de investimento apresenta contínua elevação desde março de 2021 e alcançou 61,6 pontos em agosto, após crescimento de 2,1 pontos ante julho.



A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Nádia Neves

Graduanda em Ciências Econômicas pela UFES. Estagiária na Gerência do Observatório da Indústria, atua na execução de pesquisas primárias. Possui interesse em estudos econômicos conjunturais.