Sondagem industrial de abril aponta expectativas otimistas entre os industriais capixabas

PUBLICADO EM 20 Mai 2021

Em abril de 2021, a pesquisa sondagem industrial para o Espírito Santo mostrou uma desaleração no volume de produção industrial em comparação a março, com intensa redução de 8,3 pontos no indicador de volume de produção, que atingiu 42,2 pontos. Já o indicador de evolução do número de empregados se localizou acima da linha divisória dos 50 pontos, após crescer 1,5 ponto entre março e abril de 2021 e atingir 50,8 pontos, indicando aumento no emprego industrial. 

O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado atingiu 55,5 pontos em abril de 2021, 4,0 pontos maior que em março. Com esse resultado o indicador alcançou o maior patamar desde março do ano anterior, revelando excesso de estoques na indústria. 

Expectativas

Em maio de 2021, nenhum dos quatro indicadores de expectativas se situou abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando que os empresários capixabas pesquisados mostram boas perspectivas acerca dos pontos avaliados. Os indicadores de expectativas em relação às demanda por produtos (56,3 pontos) e número de empregados (50,0 pontos) cresceram entre abril e maio de 2021. Nessa mesma base de comparação, os índices de expectativas quanto à compras de matéria-prima (52,4 pontos) e quantidade exportada (60,3 pontos) apresentaram recuo, no entanto, se mantêm acima da linha divisória, que divide pessimismo e otimismo. 

O indicador de intenção de investimento na indústria cresceu 2,1 pontos na passagem de abril para maio de 2021, atingindo 57,1 pontos. Com esse resultado, o indicador se situa 4,8 pontos acima de sua média histórica (52,3 pontos), revelando propensão a investir por parte dos industriais do Espírito Santo. 

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

 

 

 

 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduado em economia pela UFES. Atua como analista de estudos e pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável pela execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.