O que entendemos por Ambiente de Negócios?

O ambiente de negócios é tratado de diversas formas e em diferentes espaços de discussões, seja na academia, no governo, nas reuniões corporativas e até nos almoços em família, a todo momento ouvimos: “este país não tem jeito, olha o estado dessas estradas!”; “impossível ser empresário no Brasil, impostos que não acabam mais, diversos dias são gastos com preenchimento de formulários, idas em cartórios, visitas ao contador...”; “precisamos melhorar a qualidade da educação, nossas crianças e jovens não estão preparados para o mercado de trabalho” e por ai vai... No entanto, o debate fica sempre em âmbito superficial e poucas vezes é aprofundado.

Sendo assim definimos o ambiente de negócios como um conjunto de fatores que circunscrevem as atividades produtiva de uma determinada região. Regulações referentes à abertura e ao fechamento de empresas e recolhimento de tributos, disponibilidade de mão-de-obra qualificada, tamanho do mercado, acesso ao crédito, infraestrutura física e social e capacidade de inovação são alguns fatores que influenciam as decisões das firmas. E estes fatores estão alinhados aos determinantes da produtividade.

    A produtividade pode ser definida genericamente como uma relação entre a produção e os meios e fatores utilizados no processo produtivo.

Disto postos pretendemos discutir ambiente de negócios, por meio de indicadores, de forma propositiva, buscando boas e inovadoras práticas para sua melhoria. E o portal de Indicadores do ambiente de indicadores de negócios é o primeiro passo para isto.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Gabriela Vichi

Economista, mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Gerente de Ambiente de Negócios. Foi analista econômico na Fiesp e analista de projetos no Sebrae/ES. Possui experiência em gestão de projetos e contratos, em estudos de desenvolvimento econômico, de teoria econômica, em análise conjuntural e construção de indicadores.